Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia, Debora-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:28:38Z-
dc.date.available2024-08-12T17:28:38Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationGARCIA, Debora. Estratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escola. 2024. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160-
dc.description.abstractScience museums are considered educational spaces and present particularities when compared to formal educational institutions. Considering the importance and challenges of the relationship between the museum and the school, we see in the educational dimension of museology a way to bring teachers closer to exhibitions and activities, aiming to promote the dissemination of science. With this in mind, this work aims to identify elements in the Museum-School relationship, with the intention of defining and evaluating a strategy to approach teachers and thus contribute to improving this relationship. Furthermore, we suggest strategies for activities with the three main exhibitions of the DICA Museum in order to assist the teacher in planning the visits. Through documentary, bibliographic, and descriptive research conducted in the DICA collection and with the materials provided by the museum, we propose activity strategies for the teacher to use before, during, and after the visit. The goal is to compile information and procedures that bring basic education schools closer to DICA, through guidance on how to use the space and exhibitions in the daily teaching and learning of formal education.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação Museu-Escolapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMuseus de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMuseum-School Relationshippt_BR
dc.subjectphysics teachingpt_BR
dc.subjectScience Museumspt_BR
dc.titleEstratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Arantes, Alessandra Riposati-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6742903299047989pt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Silvia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137518821794520pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Acácio Aparecido de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4441691798330519pt_BR
dc.contributor.referee2Villas-Bôas, José Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605473235519650pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4250675671687105pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs Museus de Ciências são considerados espaços educativos e que apresentam particularidades se comparados às instituições de ensino formal. Considerando a importância e os desafios da relação entre o Museu e a escola, vemos na dimensão educativa museológica uma forma de aproximar os professores das exposições e atividades, em busca de divulgar a ciência. Pensando nisso, este trabalho visa identificar elementos na relação do Museu-Escola, com o intuito de definir e avaliar uma estratégia de aproximação com os professores e assim contribuir para melhorar essa relação. Além disso, sugerimos estrategias de atividades com 3 principais exposições do Museu DICA com a finalidade de auxiliar o professor no planejamento das visitas. Por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e descritiva, feita no acervo do DICA e com os trabalhos devolvidos pelo museu, propomos estrategias de atividades para o professor utilizar antes, durante e depois da visita. O objetivo é compilar informações e procedimentos que aproxime as escolas de educação básica do DICA, por meio de orientações de como usar o espaço e exposições no cotidiano do ensino e aprendizagem do ensino formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFísicapt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstratégiaAproximaçãoEntre.pdfTCC5.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.