Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Garcia, Debora | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T17:28:38Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T17:28:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Debora. Estratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escola. 2024. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42160 | - |
dc.description.abstract | Science museums are considered educational spaces and present particularities when compared to formal educational institutions. Considering the importance and challenges of the relationship between the museum and the school, we see in the educational dimension of museology a way to bring teachers closer to exhibitions and activities, aiming to promote the dissemination of science. With this in mind, this work aims to identify elements in the Museum-School relationship, with the intention of defining and evaluating a strategy to approach teachers and thus contribute to improving this relationship. Furthermore, we suggest strategies for activities with the three main exhibitions of the DICA Museum in order to assist the teacher in planning the visits. Through documentary, bibliographic, and descriptive research conducted in the DICA collection and with the materials provided by the museum, we propose activity strategies for the teacher to use before, during, and after the visit. The goal is to compile information and procedures that bring basic education schools closer to DICA, through guidance on how to use the space and exhibitions in the daily teaching and learning of formal education. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação Museu-Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Museus de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Museum-School Relationship | pt_BR |
dc.subject | physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Science Museums | pt_BR |
dc.title | Estratégia de aproximação entre o Museu DICA e a Escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Silvia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5137518821794520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Acácio Aparecido de Castro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4441691798330519 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Villas-Bôas, José Maria | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7605473235519650 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4250675671687105 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Museus de Ciências são considerados espaços educativos e que apresentam particularidades se comparados às instituições de ensino formal. Considerando a importância e os desafios da relação entre o Museu e a escola, vemos na dimensão educativa museológica uma forma de aproximar os professores das exposições e atividades, em busca de divulgar a ciência. Pensando nisso, este trabalho visa identificar elementos na relação do Museu-Escola, com o intuito de definir e avaliar uma estratégia de aproximação com os professores e assim contribuir para melhorar essa relação. Além disso, sugerimos estrategias de atividades com 3 principais exposições do Museu DICA com a finalidade de auxiliar o professor no planejamento das visitas. Por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e descritiva, feita no acervo do DICA e com os trabalhos devolvidos pelo museu, propomos estrategias de atividades para o professor utilizar antes, durante e depois da visita. O objetivo é compilar informações e procedimentos que aproxime as escolas de educação básica do DICA, por meio de orientações de como usar o espaço e exposições no cotidiano do ensino e aprendizagem do ensino formal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 88 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstratégiaAproximaçãoEntre.pdf | TCC | 5.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.