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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-5425-3877
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A inventividade da palavra em Manoel de Barros: contribuições para o ensino do léxico
Alternate title (s): The inventiveness of language in Manoel de Barros: contributions to the teaching of lexicon
Author: Amaral, Marisa Fonseca de Queiroz
First Advisor: Dias, Eliana
First member of the Committee: Fromm, Guilherme
Second member of the Committee: Alves, Marlúcia Maria
Summary: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral elaborar uma proposta de uma sequência didática com o gênero poema, especificamente, com a poesia de Manoel de Barros, visando despertar o estudante para a ampliação vocabular em um contexto poético, motivando a percepção de que as palavras são fontes de múltiplos sentidos, os quais se revelam no uso, na comunicação, na interação com o outro por meio do texto. Para tanto, os poemas do referido autor foram o suporte para as atividades propostas. Os objetivos específicos do estudo são: i) estimular, por meio da leitura de vários poemas, o prazer em aprender a Língua Portuguesa; ii) sensibilizar os estudantes nas relações consigo e com o outro pela expressão de sentimentos e opiniões; iii) estimular uma leitura investigativa dos sentidos produzidos pelo texto literário; iv) compreender as palavras em seu contexto de uso; v) desenvolver estratégias de leitura que possibilitem a interpretação do uso conotativo das palavras; vi) ampliar o vocabulário ativo; incentivar o uso do dicionário; vii) estimular e aguçar a criticidade e a criatividade na criação de um pequeno dicionário poético e, por fim, viii) produzir textos poéticos. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e, em consonância com os pressupostos da pesquisa-ação, com base em Thiollent (1986) e Tripp (2005), com os alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da periferia de Uberlândia. Para atingir os objetivos propostos, tomou-se como referência os seguintes conceitos: letramento literário, passos fundamentados em Cosson (2009); o ensino do léxico, segundo Bezerra (2021), Biderman (2001) e Dias (2004); o conceito de gênero discursivo na visão bakhtiniana (2011) e o ensino de língua de Antunes (2009,2012). Para a realização da proposta, no formato de Oficinas Pedagógicas, utilizamos os conhecimentos de Paviani e Fontana (2009). Os resultados do desenvolvimento desta pesquisa possibilitaram aos alunos a oportunidade de participar de práticas sistematizadas de leitura, de expressão verbal e análise de poemas, contribuindo para a ampliação do vocabulário ativo e a aproximando os estudantes do texto literário. Ao atentarem-se para as especificidades do gênero, as escolhas linguísticas e as diferentes representações do mundo presente nos poemas puderam também desenvolver uma compreensão mais crítica e profunda da linguagem literária, enriquecendo o vocabulário e a percepção sobre as diferentes formas de expressão e representação. Além disso, a proposta desta dissertação compõe um caderno suplementar intitulado “Caderno dos vazios das palavras: uma proposta de ensinagem” como recurso didático-pedagógico de consulta para amparar a prática docente de outros professores de Língua Portuguesa. Concluímos que a proposta criada foi ao encontro do nosso objetivo e contribuiu sobremaneira para a ampliação lexical, para desenvolvimento da compreensão leitora e da produção textual.
Abstract: This dissertation is the outcome of a study that sought to create a proposal for a teaching sequence utilizing the poetry genre, particularly focusing on the poems of Manoel de Barros, with the goal of fostering students' vocabulary expansion within a poetic framework, motivating the perception that words are sources of multiple meanings, which are revealed in their use, communication, and interaction with others through text. For that, the poems of the mentioned author were the support for the proposed activities. The specific objectives of the study are as follows: i) stimulating the pleasure of learning the Portuguese language through reading various poems; ii) sensitizing students in their relationships with themselves and others through the expression of feelings and opinions; iii) stimulating an investigative reading of the meanings produced by literary texts. iv) understanding words in their context of use; v) developing reading strategies that enable the interpretation of the connotative use of words; vi) expanding active vocabulary; encourage the use of the dictionary; vii) stimulating and sharpening criticality and creativity in the creation of a small poetic dictionary and, finally, viii) producing poetic texts. In this perspective, we developed a qualitative research and, in line with the assumptions of action research, based on Thiollent (1986) and Tripp (2005), with the 7th-grade students of a public school on the outskirts of Uberlândia. To achieve the proposed objectives, the following concepts were taken as reference: literary literacy, based on Cosson (2009); teaching of lexicon, according to Bezerra (2021), Biderman (2001), and Dias (2004); the concept of discursive genre from a Bakhtinian perspective (2011), and language teaching from Antunes (2009, 2012). To carry out the proposal, in the form of Pedagogical Workshops, we used the knowledge of Paviani and Fontana (2009). The results of the development of this research provided the students with the opportunity to participate in systematic practices of reading, verbal expression, and analysis of poems, contributing to the expansion of active vocabulary and bringing the students closer to literary texts. By paying attention to the specificities of the genre, the linguistic choices, and the different representations of the world present in the poems, they were also able to develop a more critical and profound understanding of literary language, enriching their vocabulary and perception of the different forms of expression and representation. Furthermore, the proposal of this dissertation comprises a supplementary notebook entitled "The Notebook of the Emptiness of Words: a teaching proposal" as a didactic-pedagogical resource for consultation to support the teaching practice of other Portuguese language teachers. We concluded that the created proposal was in line with our objectives and contributed significantly to the expansion of vocabulary, the development of reading comprehension, and textual production.
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa
Gênero Poema
Letramento Literário
Manoel de Barros
Léxico
Uso do dicionário
Portuguese Language Teaching
Poem Genre
Literary Literacy
Lexicon
Use of the dictionary
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Linguística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Quote: AMARAL, Marisa Fonseca de Queiroz. A inventividade da palavra em Manoel de Barros: Contribuições para o ensino do léxico. 2024. 209 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.259.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.259
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42158
Date of defense: 27-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

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