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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42108
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4793-6936 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Educação geográfica: o despertar de uma epistemologia antirracista e antimachista na literatura de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo |
Alternate title (s): | Geographic education: the awakening of an anti-racist and anti-machist epistemology in the literature of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo |
Author: | Silva, Lair Miguel da |
First Advisor: | Barbosa, Tulio |
First member of the Committee: | Jesus, Patrícia Maria de |
Second member of the Committee: | Cantóia, Sílvia Fernanda |
Third member of the Committee: | Souza, Angela Fagna Gomes de |
Fourth member of the Committee: | Sampaio, Adriany de Ávila melo |
Summary: | A presente tese parte da urgência em conceber uma outra epistemologia geográfica capaz de confrontar o sistema opressor operante, no que concerne principalmente as opressões oriundas do racismo e do machismo, por meio da literatura de duas escritoras negras: Carolina Maria de Jesus (1914-1977) e Conceição Evaristo (1946-). Esta tese tem como fundamento o fato de vivermos em uma sociedade capitalista que tem como pilares estruturantes formas de opressões como o racismo e o machismo, gerando assim negação de direitos e a promoção constante de violências. Neste sentido, essa opressão é estruturada em todas as instituições nacionais, com destaque para a escola e a promoção de uma educação centrada para manutenção dessa realidade, uma educação colonizadora sempre em curso. Diante dessa conjuntura temos que a relevância deste trabalho consiste em apresentar uma epistemologia antirracista e antimachista principalmente no âmbito estrutural com o objetivo, sobretudo, de contribuir para uma educação geográfica anticolonial. Uma vez que, tanto a luta antirracista quanto a antimachista nessa tese são elementos extremamente importantes como encaminhamentos para se cogitar uma revolução na sociedade capitalista, porque estas lutas estão vinculadas a um projeto maior que visa o fim da opressão e da exploração dos indivíduos na sociedade capitalista. Assim, por meio dessa tese evidenciamos que é fundamental buscar cada vez mais conhecimentos estratégicos que venham culminar na queda de propósitos fascistas e coloniais na sociedade. Além disso, acreditamos que de modo mais particular, esse estudo também contribuirá tanto para docentes como para discentes se encorajarem a realizarem um “desbridamento”, ou seja, procurar limpar e tratar suas próprias “feridas” causadas por situações racistas e machistas que lhes vieram ferir. Tornando assim, as cicatrizes motivo de resistência e luta e não fontes de desânimo e dor. Ao analisarmos a literatura das escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, pudemos observar que a mesma contribui significantemente não apenas para apontar as aflições desigualdades e contradições presentes na sociedade, mas também para encorajar as pessoas oprimidas a lutarem por seu direitos e seguirem rumo a Revolução anticolonial. |
Abstract: | This thesis is founded on the urgent need of conceiving another geographical epistemology capable of confronting the current oppressive system, mainly concerning racism and machismo, through the literature of two black women writers: Carolina Maria de Jesus (1914-1977) and Conceição Evaristo (1946-). The sense of urgency in this discussion lies in the fact that we live in a capitalist society consisted of structural pillars of oppression, generating a denial of rights and constantly inflicting violence. This oppression is structured in all national institutions, with emphasis on schools and thus, the promotion of an education focused on perpetuating this reality, a colonizing education that is always underway. Given this situation, the relevance of this work is to present an anti-racist and anti-machismo epistemology, particularly in the structural scope, aiming at contributing to an anti-colonial geographical education. Both the anti-racist and anti-machismo struggles are fundamental elements as steps to consider a revolution in capitalist society because they are linked to a larger project whose goal is to end the oppression and the exploitation of individuals. Therefore, this thesis shows that it is essential to eagerly seek strategic knowledge that will culminate in the downfall of fascist and of colonial purposes in society. In a more specific way, we believe that it will also help teachers and students to encourage themselves to the process of "debridement", that is, to try to treat and heal their own "wounds" caused by racist and sexist situations which have hurt them. In this way, the scars become a reason for resistance and struggles and not a source of discouragement and pain. By analysing the literature of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo, we were able to observe that it makes a significant contribution not only to pointing out the afflictions, inequalities and contradictions ingrained in society, but also to encouraging oppressed people to fight for their rights and move towards an anti-colonial revolution. |
Keywords: | Educação geográfica Geographical education Racismo Racism Machismo Machismo Literatura Literature Geografia Geography |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA |
Subject: | Geografia Ecologia humana - Estudo e ensino Racismo na educação Machismo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Quote: | SILVA, Lair Miguel da. Educação geográfica: o despertar de uma epistemologia antirracista e antimachista na literatura de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. 2024. 297 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.438 . |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.438 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42108 |
Date of defense: | 28-May-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | TESE - Geografia |
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