Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42089
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-8919-3002
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Treinamento vocal para professores universitários: Uma revisão de escopo
Título(s) alternativo(s): Vocal Training for University Teachers
Autor(es): Navarro, Leoni da Silva
Primeiro orientador: Sampaio, Antônio Carlos Freire
Primeiro coorientador: Silva, Sheila Aparecida da
Primeiro membro da banca: Oliveira, João Carlos de
Segundo membro da banca: Mellado, Bruna Helena
Resumo: O presente trabalho propôs mapear a existência de estratégias de treinamento vocal para professores universitários, investigar distúrbios vocais presentes na voz do professor do Ensino Superior e apresentar as descrições desses distúrbios. Partiu-se do entendimento que os professores universitários podem se expor à riscos ocupacionais, estão sujeitos a sofrer sobrecarga de trabalho, produtivismo exacerbado, pouca autonomia, estresse, entre outros. Muitos seguem carreira acadêmica, mas sem conhecimento sobre cuidados vocais e isto interfere na sua qualidade de vida e desempenho profissional. Utilizou-se a proposta metodológica do Joanna Briggs Institute e o guia PRISMA para a escrita da revisão de escopo. As buscas ocorreram nas bases de dados e bibliotecas digitais via portal de periódicos CAPES, realizada em nove bases de dados, entre maio e junho de 2023. A seleção foi realizada por dois autores de forma independente e um terceiro autor resolveu as divergências. Identificou-se 748 estudos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram avaliados se respondiam ou não à pergunta de pesquisa; foram mapeados 10 estudos primários, sendo publicações nacionais e internacionais. Como resultado do mapeamento, encontrou-se estratégias de treinamento vocal: terapia breve e intensiva com técnica finger kazzo, massagem perilaríngea manual, treinamento vocal tradicional, programas de treinamento preventivo em voz, uso do tubo de ressonância e assessoria Fonoaudiológica. Os distúrbios vocais citados foram: nódulos nas pregas vocais e disfonia comportamental com sintoma de fadiga vocal e rouquidão por tensão muscular. É possível concluir que os treinamentos vocais identificados contribuíram para melhora das características acústicas da voz, melhora da emoção, bem estar e qualidade vocal dos docentes.
Abstract: The present work proposes to map the existence of vocal training strategies for university teachers, investigate vocal disorders present in the voice of Higher Education teachers and, if available, present descriptions of these disorders. It is based on the understanding that university professors can expose themselves to occupational risks, are subject to work overload, exacerbated productivity, little autonomy, stress, among others. Many pursue an academic career, but without knowledge about vocal care and this interferes with their quality of life and professional performance. The methodological proposal of the Joanna Briggs Institute was used. The searches took place in databases and digital libraries via the CAPES journal portal and were carried out in nine databases, between May and June 2023. The selection was carried out by two authors independently and a third author resolved the differences. 748 studies were identified. After applying the eligibility criteria, they were assessed whether or not they answered the research question; 10 primary studies were mapped, being national and international publications. As result of the mapping, vocal training strategies were found: brief and intensive therapy with the finger kazzo technique, manual perilaryngeal massage, traditional vocal training, preventive voice training programs, use of the resonance tube and speech therapy advice. The vocal disorders mentioned were: nodules on the vocal folds and behavioral dysphonia with symptoms of vocal fatigue and hoarseness due to muscle tension. It is possible to conclude that the identified vocal training contributed to improving the acoustic characteristics of the voice, improving emotion, well-being and vocal quality of teachers.
Palavras-chave: Treinamento da Voz
Docentes
Universidades
Voice Training
Teachers
Universities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Assunto: Geografia médica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Referência: NAVARRO, Leoni da Silva. Treinamento vocal para professores universitários: Uma revisão de escopo. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.533.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.533
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42089
Data de defesa: 4-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOLDER SAÚDE VOCAL.pdf507.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TreinamentoVocalProfessores.pdfDissertação1.14 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons