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dc.creatorNavarro, Leoni da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-06T17:37:49Z-
dc.date.available2024-08-06T17:37:49Z-
dc.date.issued2024-07-04-
dc.identifier.citationNAVARRO, Leoni da Silva. Treinamento vocal para professores universitários: Uma revisão de escopo. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.533.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42089-
dc.description.abstractThe present work proposes to map the existence of vocal training strategies for university teachers, investigate vocal disorders present in the voice of Higher Education teachers and, if available, present descriptions of these disorders. It is based on the understanding that university professors can expose themselves to occupational risks, are subject to work overload, exacerbated productivity, little autonomy, stress, among others. Many pursue an academic career, but without knowledge about vocal care and this interferes with their quality of life and professional performance. The methodological proposal of the Joanna Briggs Institute was used. The searches took place in databases and digital libraries via the CAPES journal portal and were carried out in nine databases, between May and June 2023. The selection was carried out by two authors independently and a third author resolved the differences. 748 studies were identified. After applying the eligibility criteria, they were assessed whether or not they answered the research question; 10 primary studies were mapped, being national and international publications. As result of the mapping, vocal training strategies were found: brief and intensive therapy with the finger kazzo technique, manual perilaryngeal massage, traditional vocal training, preventive voice training programs, use of the resonance tube and speech therapy advice. The vocal disorders mentioned were: nodules on the vocal folds and behavioral dysphonia with symptoms of vocal fatigue and hoarseness due to muscle tension. It is possible to conclude that the identified vocal training contributed to improving the acoustic characteristics of the voice, improving emotion, well-being and vocal quality of teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTreinamento da Vozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectVoice Trainingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.titleTreinamento vocal para professores universitários: Uma revisão de escopopt_BR
dc.title.alternativeVocal Training for University Teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sheila Aparecida da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1448233421353780pt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Antônio Carlos Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8580960962824526pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, João Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8306771766190744pt_BR
dc.contributor.referee2Mellado, Bruna Helena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8217806694441815pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0085365056683791pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs mapear a existência de estratégias de treinamento vocal para professores universitários, investigar distúrbios vocais presentes na voz do professor do Ensino Superior e apresentar as descrições desses distúrbios. Partiu-se do entendimento que os professores universitários podem se expor à riscos ocupacionais, estão sujeitos a sofrer sobrecarga de trabalho, produtivismo exacerbado, pouca autonomia, estresse, entre outros. Muitos seguem carreira acadêmica, mas sem conhecimento sobre cuidados vocais e isto interfere na sua qualidade de vida e desempenho profissional. Utilizou-se a proposta metodológica do Joanna Briggs Institute e o guia PRISMA para a escrita da revisão de escopo. As buscas ocorreram nas bases de dados e bibliotecas digitais via portal de periódicos CAPES, realizada em nove bases de dados, entre maio e junho de 2023. A seleção foi realizada por dois autores de forma independente e um terceiro autor resolveu as divergências. Identificou-se 748 estudos. Após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram avaliados se respondiam ou não à pergunta de pesquisa; foram mapeados 10 estudos primários, sendo publicações nacionais e internacionais. Como resultado do mapeamento, encontrou-se estratégias de treinamento vocal: terapia breve e intensiva com técnica finger kazzo, massagem perilaríngea manual, treinamento vocal tradicional, programas de treinamento preventivo em voz, uso do tubo de ressonância e assessoria Fonoaudiológica. Os distúrbios vocais citados foram: nódulos nas pregas vocais e disfonia comportamental com sintoma de fadiga vocal e rouquidão por tensão muscular. É possível concluir que os treinamentos vocais identificados contribuíram para melhora das características acústicas da voz, melhora da emoção, bem estar e qualidade vocal dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.533pt_BR
dc.orcid.putcode165079546-
dc.crossref.doibatchid84621cd9-4105-4d69-a599-aba51dbbbb22-
dc.subject.autorizadoGeografia médicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 8. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

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