Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41980
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0810-0500
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio: Sala de aula invertida com Podcast
Título(s) alternativo(s): Virtual learning environment in High School: Flipped classroom with Podcast
Autor(es): Menezes, Douglas Carvalho de
Primeiro orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primeiro membro da banca: Silva, Marcos Roberto da
Segundo membro da banca: Oliveira, Guilherme Saramago de
Terceiro membro da banca: Tonus, Mirna
Quarto membro da banca: Alves, Deive Barbosa
Resumo: Nesta pesquisa, investigamos o desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Ensino Médio, utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida com Podcast em três turmas do primeiro ano. Nosso objetivo principal foi investigar e analisar o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem combinados com a metodologia de ensino Sala de Aula Invertida (flipped classroom), com o uso de podcasts, no contexto do Ensino Médio. A relevância deste estudo reside na busca pelo aprimoramento do ensino de Matemática, explorando os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Utilizamos uma abordagem qualitativa, iniciando com um levantamento bibliográfico das dissertações e teses no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) relacionadas a Ambiente Virtual de Aprendizagem, Sala de Aula Invertida e podcast na educação. Em seguida, conduzimos uma pesquisa de campo para produzir os dados da pesquisa. Analisamos a entrevista do docente e o Ambiente Virtual de Aprendizagem no Google Classroom do professor de matemática, observando como ele permitiu aos estudantes assumirem um papel ativo em sua própria aprendizagem. Além disso, examinamos os materiais produzidos pelos doze estudantes pesquisados, complementando por meio de entrevistas individuais. Ao examinarmos o Ambiente Virtual de Aprendizagem no Google Classroom, percebemos que o docente possibilitou aos estudantes assumirem um papel ativo em sua própria aprendizagem. Em conjunto com a metodologia Sala de Aula Invertida, esses elementos convergem para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Ao analisarmos a criação de podcasts pelos estudantes, percebemos que essa atividade não apenas estabeleceu um novo Ambiente de Aprendizagem, mas também impulsionou a formulação e resolução de problemas, contribuindo assim para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
Abstract: In this research, we investigated the development of the Virtual Learning Environment (VLE) in High School, using the Flipped Classroom methodology with Podcasts in three first-year classes. Our main objective was to investigate and analyze the use of Virtual Learning Environments combined with the Flipped Classroom teaching methodology, using podcasts, in the context of High School. The relevance of this study lies in the pursuit of improving Mathematics education, exploring the resources of Digital Information and Communication Technologies (DICT). We employed a qualitative approach, beginning with a bibliographic survey of dissertations and theses in the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) related to Virtual Learning Environments, Flipped Classroom, and podcasting in education. Next, we conducted field research to produce the research data. We analyzed the teacher's interview and the Virtual Learning Environment in the mathematics teacher's Google Classroom, observing how it allowed students to take an active role in their own learning. Additionally, we examined the materials produced by the twelve surveyed students, supplemented by individual interviews. When examining the Virtual Learning Environment in Google Classroom, we realized that the teacher enabled students to take an active role in their own learning. Together with the Flipped Classroom methodology, these elements converge to the effectiveness of the teaching-learning process for students. When analyzing the creation of podcasts by students, we noticed that this activity not only established a new Learning Environment but also propelled the formulation and resolution of problems, thus contributing to the teaching-learning process of the students.
Palavras-chave: Tecnologias digitais de informação e comunicação
Ambientes de aprendizagem
Metodologias ativas
Google classroom
Digital information and communication technologies
Learning environments
Active methodologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MENEZES, Douglas Carvalho de. Ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio: Sala de aula invertida com Podcast. 2024. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5011.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5011
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41980
Data de defesa: 20-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmbienteVirtualdeAprendizagem.pdf3.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons