Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-9529-8163 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Sala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografia |
Autor(es): | Macedo, Baltazar Siqueira |
Primeiro orientador: | Moura, Gerusa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Moura, Gerusa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Terceiro membro da banca: | Silva, Jeane Medeiros |
Resumo: | A Sala de Recursos Multifuncionais é uma realidade nas escolas hoje, sendo um dos mecanismos considerados importantes para promover a inclusão dos alunos com deficiência, altas habilidades, superdotação e transtornos globais. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender os principais desafios enfrentados pelo professor do Atendimento Educacional Especializado, focando nos materiais adaptados, bem como no conhecimento geográfico na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Assim, visando demonstrar que a escola tem papel fundamental na aprendizagem e facilitação da inclusão, com materiais didáticos adaptados, cursos de formação continuada e capacitação aos educadores. Portanto, a inclusão passa a ser um desafio tanto para a escola quanto para todos os profissionais que atuam no ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa será de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, neste último a pesquisa foram realizadas em quatro escolas, onde foram aplicados questionários aos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. O resultado obtido na pesquisa deste trabalho evidencia as dificuldades dos professores em ter recursos e materiais pedagógicos à sua disposição para adaptação, bem como a falta de integração e diálogo entre o professor da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais docentes. |
Palavras-chave: | Sala de recursos multifuncionais Geografia Inclusão escolar Professor |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MACEDO, Baltazar Siqueira. Sala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografia. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947 |
Data de defesa: | 22-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SalaRecursosMultifuncionais.pdf | 770.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.