Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMacedo, Baltazar Siqueira-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:39:31Z-
dc.date.available2024-07-30T19:39:31Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationMACEDO, Baltazar Siqueira. Sala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografia. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleSala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Jeane Medeiros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004330628014974pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Sala de Recursos Multifuncionais é uma realidade nas escolas hoje, sendo um dos mecanismos considerados importantes para promover a inclusão dos alunos com deficiência, altas habilidades, superdotação e transtornos globais. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender os principais desafios enfrentados pelo professor do Atendimento Educacional Especializado, focando nos materiais adaptados, bem como no conhecimento geográfico na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Assim, visando demonstrar que a escola tem papel fundamental na aprendizagem e facilitação da inclusão, com materiais didáticos adaptados, cursos de formação continuada e capacitação aos educadores. Portanto, a inclusão passa a ser um desafio tanto para a escola quanto para todos os profissionais que atuam no ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa será de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, neste último a pesquisa foram realizadas em quatro escolas, onde foram aplicados questionários aos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. O resultado obtido na pesquisa deste trabalho evidencia as dificuldades dos professores em ter recursos e materiais pedagógicos à sua disposição para adaptação, bem como a falta de integração e diálogo entre o professor da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.orcid.putcode164638503-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SalaRecursosMultifuncionais.pdf770.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.