Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9529-8163
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografia
Autor: Macedo, Baltazar Siqueira
Primer orientador: Moura, Gerusa Gonçalves
Primer miembro de la banca: Moura, Gerusa Gonçalves
Segundo miembro de la banca: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Tercer miembro de la banca: Silva, Jeane Medeiros
Resumen: A Sala de Recursos Multifuncionais é uma realidade nas escolas hoje, sendo um dos mecanismos considerados importantes para promover a inclusão dos alunos com deficiência, altas habilidades, superdotação e transtornos globais. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é compreender os principais desafios enfrentados pelo professor do Atendimento Educacional Especializado, focando nos materiais adaptados, bem como no conhecimento geográfico na Sala de Recurso Multifuncional (SRM). Assim, visando demonstrar que a escola tem papel fundamental na aprendizagem e facilitação da inclusão, com materiais didáticos adaptados, cursos de formação continuada e capacitação aos educadores. Portanto, a inclusão passa a ser um desafio tanto para a escola quanto para todos os profissionais que atuam no ambiente escolar. Dessa forma, a pesquisa será de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, neste último a pesquisa foram realizadas em quatro escolas, onde foram aplicados questionários aos professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. O resultado obtido na pesquisa deste trabalho evidencia as dificuldades dos professores em ter recursos e materiais pedagógicos à sua disposição para adaptação, bem como a falta de integração e diálogo entre o professor da Sala de Recursos Multifuncionais e os demais docentes.
Palabras clave: Sala de recursos multifuncionais
Geografia
Inclusão escolar
Professor
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MACEDO, Baltazar Siqueira. Sala de recursos multifuncionais: contribuições no ensino de Geografia. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41947
Fecha de defensa: 22-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SalaRecursosMultifuncionais.pdf770.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.