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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-2914-7462
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 United States
Título: Categorização racial e ações afirmativas no Ensino Superior
Título (s) alternativo (s): Racial categorization and affirmative actions in Higher Education
Autor: Ventura, Túlio Fischer
Primer orientador: Bernardino, Leonardo Gomes
Primer miembro de la banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo miembro de la banca: Santos, Yara Magalhães dos
Resumen: O fenômeno do preconceito racial segue se manifestando no Brasil não apenas de maneira explícita, como também de forma velada, consequência de uma lógica estrutural e histórica que o perpetua. Uma vez que as universidades são instituições responsáveis também pela formação cidadã, urge investigar as manifestações de preconceito racial neste contexto. O objetivo do presente estudo foi investigar a atitude sobre ações afirmativas para grupos raciais e seu efeito sobre a categorização racial de faces como brancas ou pretas, à luz do Modelo da Discriminação Justificada (MDJ), em uma amostra de jovens adultos universitários (n=42). Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais, delimitados por notícias fictícias contendo informações distintas quanto às consequências das ações afirmativas na universidade, e posteriormente responderam a uma tarefa de categorização racial. Para investigar medidas explícitas de preconceito, foram utilizados instrumentos padronizados de autorrelato, enquanto as medidas implícitas foram observadas a partir do dot-probe, uma tarefa de seletividade atencional. A amostra apresentou resultados bastante uniformes de progressismo político, alto endosso às cotas raciais e medidas explícitas de preconceito baixas. O limiar de categorização aponta que os participantes estão propensos a identificarem as pessoas como pretas anteriormente ao ponto médio da tarefa, indicando uma percepção não universal da categoria “raça”. Não houve diferenças relevantes nos tempos de resposta da tarefa dot-probe, algo potencialmente relacionado à tendência igualitária geral da amostra. Assim, reafirma-se a importância das ações afirmativas para a ampliação da diversidade na universidade, além de sua necessária complementação com estratégias institucionais de letramento racial.
Abstract: The phenomenon of racial prejudice continues to manifest in Brazil not only explicitly but also covertly, as a consequence of a structural and historical logic that perpetuates it. Since universities are institutions also responsible for citizenship education, there is an urgent need to investigate manifestations of racial prejudice in this context. The aim of the present study was to investigate attitudes toward affirmative action for racial groups and their effect on the racial categorization of faces as white or black, in light of the Justified Discrimination Model (JDM), in a sample of young adult university students (n=42). Participants were randomly assigned to three experimental groups, defined by fake news containing different information regarding the consequences of affirmative action in the university, and subsequently responded to a racial categorization task. Standardized self-report instruments were used to investigate explicit measures of prejudice, while implicit measures were observed using the dot-probe task, a task of attentional selectivity. The sample showed highly uniform results of political progressivism, high endorsement of racial quotas, and low explicit measures of prejudice. The categorization threshold indicates that participants are inclined to identify people as black prior to the task's midpoint, indicating a non-universal perception of the "race" category. There were no relevant differences in response times for the dot-probe task, something potentially related to the general egalitarian tendency of the sample. Therefore, the importance of affirmative action for increasing diversity in universities is reaffirmed, along with its necessary complementation with institutional strategies for racial literacy.
Palabras clave: Percepção de raça
Ações afirmativas
Diversidade
Preconceito
Race perception
Affirmative action
Diversity
Prejudice
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: VENTURA, Túlio Fischer. Categorização racial e ações afirmativas no Ensino Superior. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41900
Fecha de defensa: 19-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

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