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dc.creatorVentura, Túlio Fischer-
dc.date.accessioned2024-07-30T12:58:13Z-
dc.date.available2024-07-30T12:58:13Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationVENTURA, Túlio Fischer. Categorização racial e ações afirmativas no Ensino Superior. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41900-
dc.description.abstractThe phenomenon of racial prejudice continues to manifest in Brazil not only explicitly but also covertly, as a consequence of a structural and historical logic that perpetuates it. Since universities are institutions also responsible for citizenship education, there is an urgent need to investigate manifestations of racial prejudice in this context. The aim of the present study was to investigate attitudes toward affirmative action for racial groups and their effect on the racial categorization of faces as white or black, in light of the Justified Discrimination Model (JDM), in a sample of young adult university students (n=42). Participants were randomly assigned to three experimental groups, defined by fake news containing different information regarding the consequences of affirmative action in the university, and subsequently responded to a racial categorization task. Standardized self-report instruments were used to investigate explicit measures of prejudice, while implicit measures were observed using the dot-probe task, a task of attentional selectivity. The sample showed highly uniform results of political progressivism, high endorsement of racial quotas, and low explicit measures of prejudice. The categorization threshold indicates that participants are inclined to identify people as black prior to the task's midpoint, indicating a non-universal perception of the "race" category. There were no relevant differences in response times for the dot-probe task, something potentially related to the general egalitarian tendency of the sample. Therefore, the importance of affirmative action for increasing diversity in universities is reaffirmed, along with its necessary complementation with institutional strategies for racial literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectPercepção de raçapt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectRace perceptionpt_BR
dc.subjectAffirmative actionpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.titleCategorização racial e ações afirmativas no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeRacial categorization and affirmative actions in Higher Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardino, Leonardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4936588375936437pt_BR
dc.contributor.referee1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Yara Magalhães dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9238017578078410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521039027820534pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno do preconceito racial segue se manifestando no Brasil não apenas de maneira explícita, como também de forma velada, consequência de uma lógica estrutural e histórica que o perpetua. Uma vez que as universidades são instituições responsáveis também pela formação cidadã, urge investigar as manifestações de preconceito racial neste contexto. O objetivo do presente estudo foi investigar a atitude sobre ações afirmativas para grupos raciais e seu efeito sobre a categorização racial de faces como brancas ou pretas, à luz do Modelo da Discriminação Justificada (MDJ), em uma amostra de jovens adultos universitários (n=42). Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais, delimitados por notícias fictícias contendo informações distintas quanto às consequências das ações afirmativas na universidade, e posteriormente responderam a uma tarefa de categorização racial. Para investigar medidas explícitas de preconceito, foram utilizados instrumentos padronizados de autorrelato, enquanto as medidas implícitas foram observadas a partir do dot-probe, uma tarefa de seletividade atencional. A amostra apresentou resultados bastante uniformes de progressismo político, alto endosso às cotas raciais e medidas explícitas de preconceito baixas. O limiar de categorização aponta que os participantes estão propensos a identificarem as pessoas como pretas anteriormente ao ponto médio da tarefa, indicando uma percepção não universal da categoria “raça”. Não houve diferenças relevantes nos tempos de resposta da tarefa dot-probe, algo potencialmente relacionado à tendência igualitária geral da amostra. Assim, reafirma-se a importância das ações afirmativas para a ampliação da diversidade na universidade, além de sua necessária complementação com estratégias institucionais de letramento racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode164639764-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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