Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft
Autor(es): Chaves, Adriel Oliveira
Primeiro orientador: Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu
Primeiro membro da banca: Pereira, Giselle Moraes Resende
Segundo membro da banca: Marin, Douglas
Resumo: Elaborar uma proposta pedagógica voltada ao ensino de conceitos da Geometria Analítica, junto ao jogo Minecraft, para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio é o objetivo geral deste trabalho que também contou com a seguinte questão disparadora: como o Minecraft pode ser utilizado em uma proposta pedagógica voltada para o ensino de Geometria Analítica? Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos, realizou estudos teóricos envolvendo a temática e os recursos e estratégias do jogo Minecraft; elaborou uma proposta pedagógica envolvendo conceitos trabalhados, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, operando com coordenadas cartesianas, distâncias entre pontos no plano e equação geral da reta; por fim, a proposta foi executada com o intuito de verificar a exequibilidade ou não do que foi elaborado. Assim, após os estudos realizados para a proposição da proposta pedagógica e desenvolvimento da mesma em uma sala de aula de uma escola pública da rede estadual da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, é possível inferir que o uso pedagógico do Minecraft como ferramenta para o ensino de conceitos vinculados à Geometria Analítica não só é possível como também produz engajamento dos estudantes e pode proporcionar análises críticas não só no interior do jogo, no mundo digital, como também no real.
Palavras-chave: Educação Matemática
Educação Básica
Jogos Digitais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CHAVES, Adriel Oliveira. Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879
Data de defesa: 24-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADRIEL FINAL.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.