Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChaves, Adriel Oliveira-
dc.date.accessioned2024-07-29T13:50:51Z-
dc.date.available2024-07-29T13:50:51Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationCHAVES, Adriel Oliveira. Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.titleUma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraftpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.contributor.referee2Marin, Douglas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoElaborar uma proposta pedagógica voltada ao ensino de conceitos da Geometria Analítica, junto ao jogo Minecraft, para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio é o objetivo geral deste trabalho que também contou com a seguinte questão disparadora: como o Minecraft pode ser utilizado em uma proposta pedagógica voltada para o ensino de Geometria Analítica? Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos, realizou estudos teóricos envolvendo a temática e os recursos e estratégias do jogo Minecraft; elaborou uma proposta pedagógica envolvendo conceitos trabalhados, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, operando com coordenadas cartesianas, distâncias entre pontos no plano e equação geral da reta; por fim, a proposta foi executada com o intuito de verificar a exequibilidade ou não do que foi elaborado. Assim, após os estudos realizados para a proposição da proposta pedagógica e desenvolvimento da mesma em uma sala de aula de uma escola pública da rede estadual da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, é possível inferir que o uso pedagógico do Minecraft como ferramenta para o ensino de conceitos vinculados à Geometria Analítica não só é possível como também produz engajamento dos estudantes e pode proporcionar análises críticas não só no interior do jogo, no mundo digital, como também no real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ADRIEL FINAL.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.