Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Adriel Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T13:50:51Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T13:50:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Adriel Oliveira. Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Jogos Digitais | pt_BR |
dc.title | Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6136763314010047 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Giselle Moraes Resende | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0155299909204810 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marin, Douglas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6734500640303971 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Elaborar uma proposta pedagógica voltada ao ensino de conceitos da Geometria Analítica, junto ao jogo Minecraft, para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio é o objetivo geral deste trabalho que também contou com a seguinte questão disparadora: como o Minecraft pode ser utilizado em uma proposta pedagógica voltada para o ensino de Geometria Analítica? Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos, realizou estudos teóricos envolvendo a temática e os recursos e estratégias do jogo Minecraft; elaborou uma proposta pedagógica envolvendo conceitos trabalhados, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, operando com coordenadas cartesianas, distâncias entre pontos no plano e equação geral da reta; por fim, a proposta foi executada com o intuito de verificar a exequibilidade ou não do que foi elaborado. Assim, após os estudos realizados para a proposição da proposta pedagógica e desenvolvimento da mesma em uma sala de aula de uma escola pública da rede estadual da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, é possível inferir que o uso pedagógico do Minecraft como ferramenta para o ensino de conceitos vinculados à Geometria Analítica não só é possível como também produz engajamento dos estudantes e pode proporcionar análises críticas não só no interior do jogo, no mundo digital, como também no real. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRIEL FINAL.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.