Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft |
Autor: | Chaves, Adriel Oliveira |
Primer orientador: | Xavier, Ana Claudia Molina Zaqueu |
Primer miembro de la banca: | Pereira, Giselle Moraes Resende |
Segundo miembro de la banca: | Marin, Douglas |
Resumen: | Elaborar uma proposta pedagógica voltada ao ensino de conceitos da Geometria Analítica, junto ao jogo Minecraft, para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio é o objetivo geral deste trabalho que também contou com a seguinte questão disparadora: como o Minecraft pode ser utilizado em uma proposta pedagógica voltada para o ensino de Geometria Analítica? Para tanto, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos, realizou estudos teóricos envolvendo a temática e os recursos e estratégias do jogo Minecraft; elaborou uma proposta pedagógica envolvendo conceitos trabalhados, em especial, no terceiro ano do Ensino Médio, mais especificamente, operando com coordenadas cartesianas, distâncias entre pontos no plano e equação geral da reta; por fim, a proposta foi executada com o intuito de verificar a exequibilidade ou não do que foi elaborado. Assim, após os estudos realizados para a proposição da proposta pedagógica e desenvolvimento da mesma em uma sala de aula de uma escola pública da rede estadual da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, é possível inferir que o uso pedagógico do Minecraft como ferramenta para o ensino de conceitos vinculados à Geometria Analítica não só é possível como também produz engajamento dos estudantes e pode proporcionar análises críticas não só no interior do jogo, no mundo digital, como também no real. |
Palabras clave: | Educação Matemática Educação Básica Jogos Digitais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CHAVES, Adriel Oliveira. Uma proposta Pedagógica para o ensino de Matemática a partir do Minecraft. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41879 |
Fecha de defensa: | 24-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRIEL FINAL.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.