Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria, Júlia de Freitas-
dc.date.accessioned2024-07-26T19:31:33Z-
dc.date.available2024-07-26T19:31:33Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationFARIA, Júlia de Freitas. Elaboração de uma sequência didática com base nos prováveis efeitos das mudanças climáticas em variáveis do balanço hídrico climatológico de Minas Gerais: um olhar didático para alunos do Ensino Médio. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41865-
dc.description.abstractIn Brazil, the discussion on education involves several issues, some of which are related to the Common National Curricular Base. (BNCC). This document aims to guarantee young people a quality education, aligned with the reality of the students, as envisaged and guaranteed by the Federal Constitution. However, in order for this proposal to be fully implemented, it is essential to ensure the participation of educators in the drafting of this guideline. In this research, it is presented as a contribution to the proposal of a Didactic Sequence - SD for the teaching and learning of Geography. SD is a way to dialogue with reality and make education more dynamic, aimed at promoting the development of students. In this sense, the creation of a Pedagogical Sequence to address climate change and global warming in the classroom is crucial in the face of the current scenario, where climate changes take the centrepiece in the discussions made by the media. This SD can include activities such as the analysis of climate data, such as debates on the possible consequences of these changes in society. Applying classroom sequence provides an opportunity in which students can understand global warming and climate change in a contextualized way. By encouraging students in a more participatory learning process, it contributes to an education that dialogues with reality and prepares students to act consciously, awakening critical and responsible thinking in relation to the society in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectPlano de Aulapt_BR
dc.subjectClass Planpt_BR
dc.titleElaboração de uma sequência didática com base nos prováveis efeitos das mudanças climáticas em variáveis do balanço hídrico climatológico de Minas Gerais: um olhar didático para alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a didactic sequence based on the likely effects of climate change on variables in the climatological water balance of Minas Gerais: a didactic look for high school students.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955pt_BR
dc.contributor.referee1Borges Neto, Fernanda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9014670511612441pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Vanderlei de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421727258811345pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a discussão sobre a educação envolve diversas questões e parte delas está relacionada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento tem por objetivo garantir aos jovens uma educação de qualidade, alinhada com a realidade destes, conforme previsto e garantido pela Constituição Federal. No entanto, para que os objetivos do documento sejam plenamente cumpridos, seria fundamental garantir a participação de educadores na elaboração das diretrizes. Nesta pesquisa, apresenta-se como contribuição na questão a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino e aprendizagem da Geografia. A SD constitui uma forma de dialogar com a realidade, tornando a educação mais dinâmica, com vistas a promover o desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, a criação de uma Sequência Didática que aborde as mudanças climáticas e o aquecimento global em sala de aula apresenta-se fundamental considerando o atual cenário, no qual as mudanças climáticas assumem a centralidade nas discussões em várias instâncias – na mídia, por exemplo; a SD pode incluir atividades como a análise de dados climáticos e debates sobre as possíveis consequências dessas mudanças na sociedade. A aplicação da Sequência em sala proporciona uma oportunidade por meio da qual os alunos podem compreender o aquecimento global e as mudanças climáticas de forma contextualizada. Ao incentivar os alunos em um processo de aprendizagem mais participativo, contribui para uma educação que dialoga com a realidade e prepara os estudantes para agir de forma consciente, despertando o pensamento crítico e responsável em relação à sociedade na qual estão inseridos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode164408822-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElaboraçãoUmaSequência.pdfTCC2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.