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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4536-4687
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a aprendizagem lúdica da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and playful learning of mathematics in the early years of elementary school
Autor(es): Resende, Maria Helena Caixeta de Leva
Primeiro orientador: Saramago, Guilherme
Primeiro membro da banca: Teixeira, Cristina
Segundo membro da banca: Campos, Vanessa
Resumo: O uso do lúdico nas propostas metodológicas representam uma estratégia educacional para se construir a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental para discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta pesquisa partiu da questão: quais são as contribuições do lúdico no desenvolvimento de propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem da Matemática destinadas a discentes com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Teve como objetivo estudar as propostas metodológicas em uma perspectiva lúdica e que podem contribuir para o desenvolvimento das práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental para discentes com TEA. Para tanto, a pesquisa baseou-se em uma proposta investigativa-qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi construído em 4 (quatro) dimensões: a construção da Matemática no Brasil e avaliações externas de larga escala; práticas pedagógicas e papel do lúdico no ensino da Matemática; concepções e principais estratégias de ensino que envolvem o TEA; e destaque de algumas propostas metodológicas lúdicas que podem contribuir no ensino da Matemática, tais como Resolução de Problemas, Jogos, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática, Aprendizagem Baseada em Projetos e Modelagem Matemática. Como resultado, foram apresentadas as particularidades de cada uma dessas e suas contribuições no ensino para discentes com TEA.
Abstract: The use of ludic in methodological proposals represents an educational strategy to build Mathematics learning in the early years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). This research started from the question: what are the contributions of ludic in the development of methodological proposals for the teaching-learning of Mathematics aimed at students with ASD in the early years of Elementary School? It aimed to study methodological proposals from a ludic perspective that can contribute to the development of pedagogical practices in the teaching-learning of Mathematics in the early years of Elementary School for students with ASD. To this end, the research was based on an investigative-qualitative proposal and bibliographical research. The study was built in 4 (four) dimensions: the construction of Mathematics in Brazil and large-scale external evaluations; pedagogical practices and the role of the ludic in the teaching of Mathematics; concepts and main teaching strategies involving ASD; and highlighting some ludic methodological proposals that can contribute to the teaching of Mathematics, such as Problem Solving, Games, Information and Communication Technologies, History of Mathematics, Project-Based Learning and Mathematical Modeling. As a result, the particularities of each of these and their contributions to teaching students with ASD were presented.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem da Matemática
Lúdico
Educação Especial
TEA
Estratégia de Ensino
Transtorno do Espec
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Assunto: Educação
Matemática - Estudo e ensino
Crianças com transtorno do espectro autista
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: RESENDE, Maria Helena Caixeta de Leva. Os discentes com transtorno do espectro autista (TEA) e a aprendizagem lúdica da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024.122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.193
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.193
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41853
Data de defesa: 7-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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