Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41853
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorResende, Maria Helena Caixeta de Leva-
dc.date.accessioned2024-07-26T14:14:41Z-
dc.date.available2024-07-26T14:14:41Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationRESENDE, Maria Helena Caixeta de Leva. Os discentes com transtorno do espectro autista (TEA) e a aprendizagem lúdica da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024.122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.193pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41853-
dc.description.abstractThe use of ludic in methodological proposals represents an educational strategy to build Mathematics learning in the early years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder (ASD). This research started from the question: what are the contributions of ludic in the development of methodological proposals for the teaching-learning of Mathematics aimed at students with ASD in the early years of Elementary School? It aimed to study methodological proposals from a ludic perspective that can contribute to the development of pedagogical practices in the teaching-learning of Mathematics in the early years of Elementary School for students with ASD. To this end, the research was based on an investigative-qualitative proposal and bibliographical research. The study was built in 4 (four) dimensions: the construction of Mathematics in Brazil and large-scale external evaluations; pedagogical practices and the role of the ludic in the teaching of Mathematics; concepts and main teaching strategies involving ASD; and highlighting some ludic methodological proposals that can contribute to the teaching of Mathematics, such as Problem Solving, Games, Information and Communication Technologies, History of Mathematics, Project-Based Learning and Mathematical Modeling. As a result, the particularities of each of these and their contributions to teaching students with ASD were presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem da Matemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEstratégia de Ensinopt_BR
dc.subjectTranstorno do Especpt_BR
dc.titleOs discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a aprendizagem lúdica da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeStudents with Autistic Spectrum Disorder (ASD) and playful learning of mathematics in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Saramago, Guilherme-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7948316349298566pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Vanessa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3108076655490154pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6225955712411141pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO uso do lúdico nas propostas metodológicas representam uma estratégia educacional para se construir a aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental para discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta pesquisa partiu da questão: quais são as contribuições do lúdico no desenvolvimento de propostas metodológicas para o ensino-aprendizagem da Matemática destinadas a discentes com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Teve como objetivo estudar as propostas metodológicas em uma perspectiva lúdica e que podem contribuir para o desenvolvimento das práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental para discentes com TEA. Para tanto, a pesquisa baseou-se em uma proposta investigativa-qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica. O estudo foi construído em 4 (quatro) dimensões: a construção da Matemática no Brasil e avaliações externas de larga escala; práticas pedagógicas e papel do lúdico no ensino da Matemática; concepções e principais estratégias de ensino que envolvem o TEA; e destaque de algumas propostas metodológicas lúdicas que podem contribuir no ensino da Matemática, tais como Resolução de Problemas, Jogos, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática, Aprendizagem Baseada em Projetos e Modelagem Matemática. Como resultado, foram apresentadas as particularidades de cada uma dessas e suas contribuições no ensino para discentes com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.193pt_BR
dc.orcid.putcode164407827-
dc.crossref.doibatchidc973a458-5999-410c-877e-e97f567782e1-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoCrianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DiscenteTranstornoEspectro.pdf847.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.