Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41845
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-2697-1160 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Potencialidades metodológicas da rede social Instagram para o ensino da matemática |
Título(s) alternativo(s): | Methodological potential of the social network Instagram for teaching mathematics |
Autor(es): | Cardoso, Pedro Moreira |
Primeiro orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primeiro membro da banca: | Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta |
Segundo membro da banca: | Arantes, Alessandra Riposati |
Resumo: | A matemática é uma ciência que faz parte do cotidiano das pessoas há séculos, e surgiu para atender às necessidades de sobrevivência do ser humano. O uso de tecnologias no ensino desta ciência é uma forma de conquistar o interesse dos alunos. A rede social Instagram é muito utilizada pelos jovens e possui muitas páginas que podem ensinar o conteúdo de forma leve e divertida. O estudo buscou compreender a forma de interação dos jovens com a rede social, como ela pode ser utilizada como ferramenta de apoio ao ensino de matemática e em como esta utilização está ligada aos métodos ativos de ensino utilizando a abordagem narrativa para construir o conhecimento. Foi feita uma busca de páginas que tratam os conteúdos de matemática e observar como podem ser utilizadas ativamente no ensino. Observou-se que existe a possibilidade de considerar o Instagram como um método ativo e que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar ao ensino, uma forma de complementar o aprendizado. Concluiu-se que a ferramenta pode funcionar como apoio ao conteúdo de sala de aula e conquistar a participação dos alunos. |
Abstract: | Mathematics is a science that has been part of people's daily lives for centuries, and emerged to meet human survival needs. The use of technologies in teaching this science is a way to gain students' interest. The social network Instagram is widely used by young people and has many pages that can teach content in a light and fun way. The study sought to understand how young people interact with the social network, how it can be used as a tool to support mathematics teaching and how this use is linked to active teaching methods using the narrative approach to build knowledge. A search was made for pages that deal with mathematics content and to observe how they can be actively used in teaching. It was observed that there is the possibility of considering Instagram as an active method and that it can be used as an auxiliary tool for teaching, a way to complement learning. It was concluded that the tool can work to support classroom content and gain student participation. |
Palavras-chave: | Matemática Tecnologias digitais |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Assunto: | Ciência - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Instagram (Rede social on-line) Inclusão digital |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | CARDOSO, Pedro Moreira. Potencialidades metodológicas da rede social Instagram para o ensino da Matemática. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5068. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5068 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41845 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PotencialidadesMetodológicasRede.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons