Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Pedro Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T19:07:33Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T19:07:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Pedro Moreira. Potencialidades metodológicas da rede social Instagram para o ensino da Matemática. 2024. 69 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5068. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41845 | - |
dc.description.abstract | Mathematics is a science that has been part of people's daily lives for centuries, and emerged to meet human survival needs. The use of technologies in teaching this science is a way to gain students' interest. The social network Instagram is widely used by young people and has many pages that can teach content in a light and fun way. The study sought to understand how young people interact with the social network, how it can be used as a tool to support mathematics teaching and how this use is linked to active teaching methods using the narrative approach to build knowledge. A search was made for pages that deal with mathematics content and to observe how they can be actively used in teaching. It was observed that there is the possibility of considering Instagram as an active method and that it can be used as an auxiliary tool for teaching, a way to complement learning. It was concluded that the tool can work to support classroom content and gain student participation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Potencialidades metodológicas da rede social Instagram para o ensino da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodological potential of the social network Instagram for teaching mathematics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Daniela Franco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8974289881139128 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1037654075125918 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Arantes, Alessandra Riposati | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6742903299047989 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9059928189756824 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A matemática é uma ciência que faz parte do cotidiano das pessoas há séculos, e surgiu para atender às necessidades de sobrevivência do ser humano. O uso de tecnologias no ensino desta ciência é uma forma de conquistar o interesse dos alunos. A rede social Instagram é muito utilizada pelos jovens e possui muitas páginas que podem ensinar o conteúdo de forma leve e divertida. O estudo buscou compreender a forma de interação dos jovens com a rede social, como ela pode ser utilizada como ferramenta de apoio ao ensino de matemática e em como esta utilização está ligada aos métodos ativos de ensino utilizando a abordagem narrativa para construir o conhecimento. Foi feita uma busca de páginas que tratam os conteúdos de matemática e observar como podem ser utilizadas ativamente no ensino. Observou-se que existe a possibilidade de considerar o Instagram como um método ativo e que pode ser utilizado como ferramenta auxiliar ao ensino, uma forma de complementar o aprendizado. Concluiu-se que a ferramenta pode funcionar como apoio ao conteúdo de sala de aula e conquistar a participação dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 69 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5068 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164350155 | - |
dc.crossref.doibatchid | c973a458-5999-410c-877e-e97f567782e1 | - |
dc.subject.autorizado | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Instagram (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PotencialidadesMetodológicasRede.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License