Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41785
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1300-4345
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: As ideias de Herbert Spencer nos Manuais de História da Educação em circulação no Brasil entre o século XX e os primeiros anos do século XXI
Título (s) alternativo (s): The ideas of Herbert Spencer in the Manuals of the History of Education in circulation in Brazil between the twentieth century and the first years of the twenty-first century
Autor: Santos, Leonardo Batista dos
Primer orientador: Gatti Junior, Décio
Primer miembro de la banca: Araújo, Jose Carlos Souza
Segundo miembro de la banca: Silva, Vivian Batista da
Tercer miembro de la banca: Lima, Ana Laura Godinho
Cuarto miembro de la banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumen: O presente trabalho apresenta a análise das representações das ideias de Herbert Spencer nos manuais de História da Educação em circulação no Brasil entre o século XX e os anos iniciais do século XXI, o que incluiu os manuais com autores estrangeiros que foram publicados no Brasil no período de 1939 a 2010, bem como, dos manuais com autores brasileiros que foram publicados no Brasil entre 1914 e 2007. Iniciamos pela revisão da bibliografia de referência acerca do tema, bem como buscamos fundamentação teórica nas ideias de Chervel (1990); Chartier (1991, 1999) e Chopin (2004). A metodologia de investigação utilizada para a efetivação deste trabalho historiográfico consistiu na pesquisa bibliográfica, relacionando como fontes documentais os próprios manuais de História de Educação que totalizam 12 obras de autores estrangeiros e 33 obras de autores brasileiros. Além disso, utilizamos os livros de Herbert Spencer publicados a partir da segunda metade do século XIX contidos em sua denominada Filosofia Sintética. Elaboramos uma análise dos conceitos e categorias presentes na obra de Spencer e a representação destas nos manuais de História da Educação sob o enfoque de suas principais ideias como o Evolucionismo e; o papel da escola, com enfoque na hierarquização dos saberes e, sobretudo, da importância do ensino de Ciências
Abstract: The present work presents the analysis of the representations of Herbert Spencer's ideas in the History of Education manuals in circulation in Brazil between the twentieth century and the early years of the twenty-first century, which included the manuals with foreign authors that were published in Brazil in the period from 1939 to 2010, as well as the manuals with Brazilian authors that were published in Brazil between 1914 and 2007. We started by reviewing the reference bibliography on the subject, as well as seeking theoretical foundation in the ideas of Chervel (1990); Chartier (1991, 1999) and Chopin (2004). The research methodology used for the realization of this historiographical work consisted of bibliographic research, relating as documentary sources the manuals of History of Education themselves, which total 12 works by foreign authors and 33 works by Brazilian authors. In addition, we use the books of Herbert Spencer published from the second half of the nineteenth century contained in his so-called Synthetic Philosophy. We elaborate an analysis of the concepts and categories present in Spencer's work and the representation of these in the History of Education manuals under the focus of his main ideas such as Evolutionism and; the role of the school, with a focus on the hierarchy of knowledge and, above all, the importance of science teaching
Palabras clave: História da Educação
History of Education
Manuais Disciplinares
Disciplinary Manuals
Herbert Spencer
Herbert Spencer
Evolucionismo
Evolutionism
Hierarquização de saberes
Hierarchy of knowledge
Ensino de Ciências
Science Teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SANTOS, Leonardo Batista dos. As ideias de Herbert Spencer nos manuais de história da educação em circulação no Brasil entre o século XX e os primeiros anos do século XXI. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8045
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8045
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41785
Fecha de defensa: 28-feb-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IdeiasHebertSpencer.pdfTese3.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons