Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41785
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Leonardo Batista dos-
dc.date.accessioned2024-07-23T18:58:12Z-
dc.date.available2024-07-23T18:58:12Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Leonardo Batista dos. As ideias de Herbert Spencer nos manuais de história da educação em circulação no Brasil entre o século XX e os primeiros anos do século XXI. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8045pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41785-
dc.description.abstractThe present work presents the analysis of the representations of Herbert Spencer's ideas in the History of Education manuals in circulation in Brazil between the twentieth century and the early years of the twenty-first century, which included the manuals with foreign authors that were published in Brazil in the period from 1939 to 2010, as well as the manuals with Brazilian authors that were published in Brazil between 1914 and 2007. We started by reviewing the reference bibliography on the subject, as well as seeking theoretical foundation in the ideas of Chervel (1990); Chartier (1991, 1999) and Chopin (2004). The research methodology used for the realization of this historiographical work consisted of bibliographic research, relating as documentary sources the manuals of History of Education themselves, which total 12 works by foreign authors and 33 works by Brazilian authors. In addition, we use the books of Herbert Spencer published from the second half of the nineteenth century contained in his so-called Synthetic Philosophy. We elaborate an analysis of the concepts and categories present in Spencer's work and the representation of these in the History of Education manuals under the focus of his main ideas such as Evolutionism and; the role of the school, with a focus on the hierarchy of knowledge and, above all, the importance of science teachingpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectManuais Disciplinarespt_BR
dc.subjectDisciplinary Manualspt_BR
dc.subjectHerbert Spencerpt_BR
dc.subjectHerbert Spencerpt_BR
dc.subjectEvolucionismopt_BR
dc.subjectEvolutionismpt_BR
dc.subjectHierarquização de saberespt_BR
dc.subjectHierarchy of knowledgept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleAs ideias de Herbert Spencer nos Manuais de História da Educação em circulação no Brasil entre o século XX e os primeiros anos do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeThe ideas of Herbert Spencer in the Manuals of the History of Education in circulation in Brazil between the twentieth century and the first years of the twenty-first centurypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Gatti Junior, Décio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164067095554570pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Jose Carlos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069283169342231pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vivian Batista da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6718665312543078pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Ana Laura Godinho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941128584192341pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7515441758264218pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a análise das representações das ideias de Herbert Spencer nos manuais de História da Educação em circulação no Brasil entre o século XX e os anos iniciais do século XXI, o que incluiu os manuais com autores estrangeiros que foram publicados no Brasil no período de 1939 a 2010, bem como, dos manuais com autores brasileiros que foram publicados no Brasil entre 1914 e 2007. Iniciamos pela revisão da bibliografia de referência acerca do tema, bem como buscamos fundamentação teórica nas ideias de Chervel (1990); Chartier (1991, 1999) e Chopin (2004). A metodologia de investigação utilizada para a efetivação deste trabalho historiográfico consistiu na pesquisa bibliográfica, relacionando como fontes documentais os próprios manuais de História de Educação que totalizam 12 obras de autores estrangeiros e 33 obras de autores brasileiros. Além disso, utilizamos os livros de Herbert Spencer publicados a partir da segunda metade do século XIX contidos em sua denominada Filosofia Sintética. Elaboramos uma análise dos conceitos e categorias presentes na obra de Spencer e a representação destas nos manuais de História da Educação sob o enfoque de suas principais ideias como o Evolucionismo e; o papel da escola, com enfoque na hierarquização dos saberes e, sobretudo, da importância do ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration220pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8045pt_BR
dc.orcid.putcode164217517-
dc.crossref.doibatchidc973a458-5999-410c-877e-e97f567782e1-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdeiasHebertSpencer.pdfTese3.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons