Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4147-6571
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024)
Autor(es): Nunes, Gabriela Amaral Ferreira
Primeiro orientador: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo
Segundo membro da banca: Perini, Ligia Gomes
Resumo: Este trabalho se volta para a reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tanto para a formação docente quanto para o Ensino de História no Brasil. Assumindo uma perspectiva metodológica de pesquisa da própria prática, recorto para investigação uma das atividades realizadas pela equipe de bolsistas do PIBID, edital 2022- 2024, lotados na Escola Estadual Américo Renê Giannetti, em Uberlândia - MG, no subprojeto interdisciplinar História e Geografia, que integra o projeto institucional da UFU para o citado edital. Analiso como fontes de pesquisa produções discentes, elaboradas por estudantes do Ensino Médio, ao longo do primeiro semestre de 2023, sob orientação de nossa equipe, por ocasião da Mostra de História. Nesse movimento analítico, reflito de modo crítico sobre o potencial do trabalho proposto para uma reelaboração das relações étnico-raciais e do papel do Ensino de História em uma educação comprometida com o combate ao racismo, no contexto de discussões sobre demandas contemporâneas do e para o Ensino de História, especialmente no que tange ao cumprimento da Lei nº 10.639/03.
Palavras-chave: Ensino de História, PIBID, Antirracismo
History Education, PIBID, Antiracism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, Gabriela Amaral Ferreira. PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024). 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756
Data de defesa: 10-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBIDFormaçãoProfessores.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Gabriela Amaral Ferreira Nunes1.72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.