Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4147-6571 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024) |
Autor: | Nunes, Gabriela Amaral Ferreira |
Primer orientador: | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho |
Primer miembro de la banca: | Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo |
Segundo miembro de la banca: | Perini, Ligia Gomes |
Resumen: | Este trabalho se volta para a reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tanto para a formação docente quanto para o Ensino de História no Brasil. Assumindo uma perspectiva metodológica de pesquisa da própria prática, recorto para investigação uma das atividades realizadas pela equipe de bolsistas do PIBID, edital 2022- 2024, lotados na Escola Estadual Américo Renê Giannetti, em Uberlândia - MG, no subprojeto interdisciplinar História e Geografia, que integra o projeto institucional da UFU para o citado edital. Analiso como fontes de pesquisa produções discentes, elaboradas por estudantes do Ensino Médio, ao longo do primeiro semestre de 2023, sob orientação de nossa equipe, por ocasião da Mostra de História. Nesse movimento analítico, reflito de modo crítico sobre o potencial do trabalho proposto para uma reelaboração das relações étnico-raciais e do papel do Ensino de História em uma educação comprometida com o combate ao racismo, no contexto de discussões sobre demandas contemporâneas do e para o Ensino de História, especialmente no que tange ao cumprimento da Lei nº 10.639/03. |
Palabras clave: | Ensino de História, PIBID, Antirracismo History Education, PIBID, Antiracism |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | NUNES, Gabriela Amaral Ferreira. PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024). 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756 |
Fecha de defensa: | 10-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBIDFormaçãoProfessores.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriela Amaral Ferreira Nunes | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.