Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Gabriela Amaral Ferreira-
dc.date.accessioned2024-07-22T17:38:36Z-
dc.date.available2024-07-22T17:38:36Z-
dc.date.issued2024-04-10-
dc.identifier.citationNUNES, Gabriela Amaral Ferreira. PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024). 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de História, PIBID, Antirracismopt_BR
dc.subjectHistory Education, PIBID, Antiracismpt_BR
dc.titlePIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8068581587738031pt_BR
dc.contributor.referee2Perini, Ligia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172317020467590pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se volta para a reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tanto para a formação docente quanto para o Ensino de História no Brasil. Assumindo uma perspectiva metodológica de pesquisa da própria prática, recorto para investigação uma das atividades realizadas pela equipe de bolsistas do PIBID, edital 2022- 2024, lotados na Escola Estadual Américo Renê Giannetti, em Uberlândia - MG, no subprojeto interdisciplinar História e Geografia, que integra o projeto institucional da UFU para o citado edital. Analiso como fontes de pesquisa produções discentes, elaboradas por estudantes do Ensino Médio, ao longo do primeiro semestre de 2023, sob orientação de nossa equipe, por ocasião da Mostra de História. Nesse movimento analítico, reflito de modo crítico sobre o potencial do trabalho proposto para uma reelaboração das relações étnico-raciais e do papel do Ensino de História em uma educação comprometida com o combate ao racismo, no contexto de discussões sobre demandas contemporâneas do e para o Ensino de História, especialmente no que tange ao cumprimento da Lei nº 10.639/03.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode164142475-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIBIDFormaçãoProfessores.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Gabriela Amaral Ferreira Nunes1.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.