Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nunes, Gabriela Amaral Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T17:38:36Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T17:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-10 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Gabriela Amaral Ferreira. PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024). 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41756 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História, PIBID, Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | History Education, PIBID, Antiracism | pt_BR |
dc.title | PIBID e formação de professores para educação das relações étnico-raciais numa perspectiva antirracista: o subprojeto História e Geografia junto à Escola Estadual Américo Renê Giannetti, Uberlândia - MG (2022-2024) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro Junior, Florisvaldo Paulo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8068581587738031 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Perini, Ligia Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172317020467590 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se volta para a reflexão sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tanto para a formação docente quanto para o Ensino de História no Brasil. Assumindo uma perspectiva metodológica de pesquisa da própria prática, recorto para investigação uma das atividades realizadas pela equipe de bolsistas do PIBID, edital 2022- 2024, lotados na Escola Estadual Américo Renê Giannetti, em Uberlândia - MG, no subprojeto interdisciplinar História e Geografia, que integra o projeto institucional da UFU para o citado edital. Analiso como fontes de pesquisa produções discentes, elaboradas por estudantes do Ensino Médio, ao longo do primeiro semestre de 2023, sob orientação de nossa equipe, por ocasião da Mostra de História. Nesse movimento analítico, reflito de modo crítico sobre o potencial do trabalho proposto para uma reelaboração das relações étnico-raciais e do papel do Ensino de História em uma educação comprometida com o combate ao racismo, no contexto de discussões sobre demandas contemporâneas do e para o Ensino de História, especialmente no que tange ao cumprimento da Lei nº 10.639/03. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164142475 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PIBIDFormaçãoProfessores.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriela Amaral Ferreira Nunes | 1.72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.