Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41689
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2690-7161
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Corda Bamba, de Lygia Bojunga, uma proposta de letramento literário à luz da leitura subjetiva
Título(s) alternativo(s): Corda Bamba, by Lygia Bojunga, a proposal for literary literacy in the light of subjective reading
Autor(es): Silva, Lenice Canhestro da
Primeiro orientador: Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
Primeiro membro da banca: Neto, Julio Souza Valle
Segundo membro da banca: Biella, João Carlos
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma de 9º ano a partir da obra Corda Bamba, de Lygia Bojunga, com o intuito de contribuir para a formação do leitor literário. Fizemos uso de algumas estratégias pedagógicas, como a leitura subjetiva e a escuta literária. A escolha por esses métodos e pela obra de Bojunga ocorreu por acreditar que eles contribuiriam positivamente para o processo de leitura, ao enfocar as experiências pessoais, emoções e perspectivas individuais do leitor. O estudo foi realizado em uma turma de 9º ano, da Escola Estadual “Abner Afonso, na cidade de Patos de Minas/MG. Sendo assim, a investigação objetivou promover o letramento literário à luz da leitura subjetiva e suscitar uma aproximação identitária com a obra literária Corda Bamba, de Lygia Bojunga. Nessa perspectiva, associar a leitura às práticas sociais pode servir para a formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que tal prática favorece as reflexões sobre realidade social e contribui com a formação de um sujeito ativo e transformador. Investimos na produção de um diário de leitura pelos estudantes, a partir do trabalho com o referido romance e os diálogos intertextuais. Por meio desses mecanismos, realizamos momentos de reflexão e rodas de conversa acerca das leituras e ativamos a compreensão, o interesse e a participação dos educandos. Para isso, apresentamos reflexões embasadas nos estudos Bajour (2012), Chambers (2007), Cosson (2021), Jouve (2002, 2013), Rouxel (2012, 2013), Rouxel, Langlade e Rezende (2013) e Souza (2018, 2020), dentre outros. A metodologia foi de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa-ação, conforme os registros de Thiollent (1986, 2011).
Abstract: This thesis presents the results of a piece of action research conducted at a nineth grade class. The research aimed at literature reader’s training based on the work Corda Bamba by Lygia Bojunga. Activities of reading comprised subjective reading and literature listening. The methodology and Bojunga’s work were believed to contribute to the process of reading, highlighting personal experiences, feelings and reader’s individual perspectives. The study was conducted at a nineth grade class of Abner Afonso State School, in Patos de Minas (MG). Thus, it aimed at promoting literary literacy by means of subjective reading and a feeling of personal association with Bojunga’s literary work Corda Bamba. In this sense, associating reading with social practices may serve to create and keep a community of readers. Sush a school assignment makes it easy to think about social reality and contributes to the development of active and transformative individuals. Students were encouraged to keep a reading diary based on the Bojunga’s novel and intertextual references. There were also moments of reflection and talking circles about readings to improve students’ understanding, interest and partaking in the task. To this end, reflections were provided based on the theoretical framework, which comprised Bajour (2012), Chambers (2007), Cosson (2021), Jouve (2002, 2013), Rouxel (2012, 2013), Rouxel, Langlade and Rezende (2013), and Souza (2018, 2020), among other studies. The methodological approach comprised qualitative, descriptive research to the development of the action research according to Thiollent (1986, 2011).
Palavras-chave: Formação do leitor literário
Leitura Subjetiva
Diário de Leitura
Escuta Literária
Lygia Bojunga Nunes
literature reader’s training
subjective reading
reading diary
literature listening
Lygia Bojunga Nunes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Nunes, Lygia Bojunga, 1932- - Crítica e interpretação
Letramento
Leitura - Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SILVA, Lenice Canhestro da. Corda Bamba de Lygia Bojunga: uma proposta de letramento literário à luz da leitura subjetiva. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.127.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.127
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41689
Data de defesa: 18-Mar-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CordaBambaLygia.pdfDissertação2.82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.