Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41689
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Lenice Canhestro da-
dc.date.accessioned2024-07-18T14:48:00Z-
dc.date.available2024-07-18T14:48:00Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.identifier.citationSILVA, Lenice Canhestro da. Corda Bamba de Lygia Bojunga: uma proposta de letramento literário à luz da leitura subjetiva. 2024. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.127.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41689-
dc.description.abstractThis thesis presents the results of a piece of action research conducted at a nineth grade class. The research aimed at literature reader’s training based on the work Corda Bamba by Lygia Bojunga. Activities of reading comprised subjective reading and literature listening. The methodology and Bojunga’s work were believed to contribute to the process of reading, highlighting personal experiences, feelings and reader’s individual perspectives. The study was conducted at a nineth grade class of Abner Afonso State School, in Patos de Minas (MG). Thus, it aimed at promoting literary literacy by means of subjective reading and a feeling of personal association with Bojunga’s literary work Corda Bamba. In this sense, associating reading with social practices may serve to create and keep a community of readers. Sush a school assignment makes it easy to think about social reality and contributes to the development of active and transformative individuals. Students were encouraged to keep a reading diary based on the Bojunga’s novel and intertextual references. There were also moments of reflection and talking circles about readings to improve students’ understanding, interest and partaking in the task. To this end, reflections were provided based on the theoretical framework, which comprised Bajour (2012), Chambers (2007), Cosson (2021), Jouve (2002, 2013), Rouxel (2012, 2013), Rouxel, Langlade and Rezende (2013), and Souza (2018, 2020), among other studies. The methodological approach comprised qualitative, descriptive research to the development of the action research according to Thiollent (1986, 2011).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectLeitura Subjetivapt_BR
dc.subjectDiário de Leiturapt_BR
dc.subjectEscuta Literáriapt_BR
dc.subjectLygia Bojunga Nunespt_BR
dc.subjectliterature reader’s trainingpt_BR
dc.subjectsubjective readingpt_BR
dc.subjectreading diarypt_BR
dc.subjectliterature listeningpt_BR
dc.subjectLygia Bojunga Nunespt_BR
dc.titleCorda Bamba, de Lygia Bojunga, uma proposta de letramento literário à luz da leitura subjetivapt_BR
dc.title.alternativeCorda Bamba, by Lygia Bojunga, a proposal for literary literacy in the light of subjective readingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Carolina Duarte Damasceno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee1Neto, Julio Souza Valle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3410238721627945pt_BR
dc.contributor.referee2Biella, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293852928162135pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6159627046653754pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma de 9º ano a partir da obra Corda Bamba, de Lygia Bojunga, com o intuito de contribuir para a formação do leitor literário. Fizemos uso de algumas estratégias pedagógicas, como a leitura subjetiva e a escuta literária. A escolha por esses métodos e pela obra de Bojunga ocorreu por acreditar que eles contribuiriam positivamente para o processo de leitura, ao enfocar as experiências pessoais, emoções e perspectivas individuais do leitor. O estudo foi realizado em uma turma de 9º ano, da Escola Estadual “Abner Afonso, na cidade de Patos de Minas/MG. Sendo assim, a investigação objetivou promover o letramento literário à luz da leitura subjetiva e suscitar uma aproximação identitária com a obra literária Corda Bamba, de Lygia Bojunga. Nessa perspectiva, associar a leitura às práticas sociais pode servir para a formação e consolidação de uma comunidade de leitores, uma vez que tal prática favorece as reflexões sobre realidade social e contribui com a formação de um sujeito ativo e transformador. Investimos na produção de um diário de leitura pelos estudantes, a partir do trabalho com o referido romance e os diálogos intertextuais. Por meio desses mecanismos, realizamos momentos de reflexão e rodas de conversa acerca das leituras e ativamos a compreensão, o interesse e a participação dos educandos. Para isso, apresentamos reflexões embasadas nos estudos Bajour (2012), Chambers (2007), Cosson (2021), Jouve (2002, 2013), Rouxel (2012, 2013), Rouxel, Langlade e Rezende (2013) e Souza (2018, 2020), dentre outros. A metodologia foi de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa-ação, conforme os registros de Thiollent (1986, 2011).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration112pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.127pt_BR
dc.orcid.putcode163926519-
dc.crossref.doibatchide159138c-80f4-4d6c-81c2-6c39f7447552-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoNunes, Lygia Bojunga, 1932- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoLetramentopt_BR
dc.subject.autorizadoLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CordaBambaLygia.pdfDissertação2.82 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.