Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7642-4772
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Nascimento, Ana Cristina Batista
Primeiro orientador: Castro, Carolina Afonso da Silva
Primeiro membro da banca: Vianna, Cíntia Camargo
Segundo membro da banca: Sousa, Rosemira Mendes de
Resumo: Este artigo explora a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de língua espanhola, destacando sua relevância no contexto brasileiro. O foco recai sobre a justificativa de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as diversas inteligências dos alunos, indo além das competências linguísticas tradicionais. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a prática docente ao apresentar uma análise crítica do material didático, alinhando-se ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destaca-se a importância de transcender a visão convencional de inteligência, conforme proposto por Gardner, e promover um ambiente de aprendizagem holístico, estimulando a exploração das inteligências musical, corporal cinestésica, lógico-matemática, interpessoal, entre outras. A abordagem centrada no aluno é enfatizada, ressaltando que simples frequências às aulas não garantem o desenvolvimento linguístico. A compreensão das sete inteligências propostas por Gardner é relevante para organizar o currículo e criar um ambiente propício à intuição, descoberta e envolvimento ativo dos alunos. A pesquisa destaca que o aluno é o protagonista, porém é igualmente relevante considerar a postura do professor durante a condução da aula, as estratégias de ensino adotadas, as avaliações realizadas e as correções fornecidas. Esses aspectos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz, no qual o professor desempenha um papel essencial não apenas no planejamento das aulas, mas também na interação com os alunos e na adaptação de suas práticas de ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes.
Palavras-chave: Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de Língua Espanhola
Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas
Análise de materiais didáticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
Data de defesa: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeoriaInteligênciasMúltiplas.pdfTeoria das Inteligências Múltiplas5.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.