Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNascimento, Ana Cristina Batista-
dc.date.accessioned2024-07-17T18:24:43Z-
dc.date.available2024-07-17T18:24:43Z-
dc.date.issued2024-04-18-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria das Inteligências Múltiplaspt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Espanholapt_BR
dc.subjectQuadro Comum Europeu de Referência para as Línguaspt_BR
dc.subjectAnálise de materiais didáticospt_BR
dc.titleA Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castro, Carolina Afonso da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025021227106799pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Cíntia Camargo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Rosemira Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875369697243798pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo explora a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de língua espanhola, destacando sua relevância no contexto brasileiro. O foco recai sobre a justificativa de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as diversas inteligências dos alunos, indo além das competências linguísticas tradicionais. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a prática docente ao apresentar uma análise crítica do material didático, alinhando-se ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destaca-se a importância de transcender a visão convencional de inteligência, conforme proposto por Gardner, e promover um ambiente de aprendizagem holístico, estimulando a exploração das inteligências musical, corporal cinestésica, lógico-matemática, interpessoal, entre outras. A abordagem centrada no aluno é enfatizada, ressaltando que simples frequências às aulas não garantem o desenvolvimento linguístico. A compreensão das sete inteligências propostas por Gardner é relevante para organizar o currículo e criar um ambiente propício à intuição, descoberta e envolvimento ativo dos alunos. A pesquisa destaca que o aluno é o protagonista, porém é igualmente relevante considerar a postura do professor durante a condução da aula, as estratégias de ensino adotadas, as avaliações realizadas e as correções fornecidas. Esses aspectos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz, no qual o professor desempenha um papel essencial não apenas no planejamento das aulas, mas também na interação com os alunos e na adaptação de suas práticas de ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanholapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode163857585-
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TeoriaInteligênciasMúltiplas.pdfTeoria das Inteligências Múltiplas5.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.