Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Ana Cristina Batista | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-17T18:24:43Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-17T18:24:43Z | - |
| dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ana Cristina Batista. A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua espanhola) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41680 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Teoria das Inteligências Múltiplas | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Língua Espanhola | pt_BR |
| dc.subject | Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas | pt_BR |
| dc.subject | Análise de materiais didáticos | pt_BR |
| dc.title | A Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e o ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Castro, Carolina Afonso da Silva | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5025021227106799 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Vianna, Cíntia Camargo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6105339070953272 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Sousa, Rosemira Mendes de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1875369697243798 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo explora a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner no ensino de língua espanhola, destacando sua relevância no contexto brasileiro. O foco recai sobre a justificativa de uma abordagem pedagógica que reconheça e valorize as diversas inteligências dos alunos, indo além das competências linguísticas tradicionais. A pesquisa tem como objetivo contribuir para a prática docente ao apresentar uma análise crítica do material didático, alinhando-se ao Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destaca-se a importância de transcender a visão convencional de inteligência, conforme proposto por Gardner, e promover um ambiente de aprendizagem holístico, estimulando a exploração das inteligências musical, corporal cinestésica, lógico-matemática, interpessoal, entre outras. A abordagem centrada no aluno é enfatizada, ressaltando que simples frequências às aulas não garantem o desenvolvimento linguístico. A compreensão das sete inteligências propostas por Gardner é relevante para organizar o currículo e criar um ambiente propício à intuição, descoberta e envolvimento ativo dos alunos. A pesquisa destaca que o aluno é o protagonista, porém é igualmente relevante considerar a postura do professor durante a condução da aula, as estratégias de ensino adotadas, as avaliações realizadas e as correções fornecidas. Esses aspectos são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, estimulante e eficaz, no qual o professor desempenha um papel essencial não apenas no planejamento das aulas, mas também na interação com os alunos e na adaptação de suas práticas de ensino conforme as necessidades individuais dos estudantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 163857585 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TeoriaInteligênciasMúltiplas.pdf | Teoria das Inteligências Múltiplas | 5.45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
