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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919).
Título(s) alternativo(s): Anarchist education and the Brazilian Workers' Movement in the early twentieth century: perspectives on Folha do Povo (1908-1909) and A plebe (1917-1919).
Autor(es): Galhardi, Arthur Monteiro
Primeiro orientador: Morais, Sérgio Paulo
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marta Emisia Jacinto
Segundo membro da banca: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Resumo: O artigo examina o papel da imprensa na emancipação cidadã no início do século XX, focando nos jornais "Folha do Povo" (1908-1909) e "A Plebe" (1917-1919). Investigando experiências educacionais no Brasil nesse período e sua relação com os movimentos operários na Primeira República, o estudo analisa como esses periódicos abordavam questões dos trabalhadores urbanos. Durante esse período, as mobilizações por melhores condições de trabalho foram impulsionadas por ideais progressistas, incentivando a organização sindical e a conscientização através de diversas formas, como comícios, debates e jornais independentes. A pesquisa destaca a importância dessas experiências para entender as tensões sociais e os conflitos de interesse da época, além de sua contribuição para o desenvolvimento de estratégias de luta eficazes.
Abstract: The article examines the role of the press in citizen emancipation at the beginning of the 20th century, focusing on the newspapers "Folha do Povo" (1908-1909) and "A Plebe" (1917-1919). Investigating educational experiences in Brazil during this period and their relationship with the workers' movements in the First Republic, the study analyzes how these periodicals addressed urban workers' issues. During this period, mobilizations for better working conditions were driven by progressive ideals, encouraging union organization and awareness through various forms, such as rallies, debates and independent newspapers. The research highlights the importance of these experiences for understanding social tensions and conflicts of interest at the time, in addition to their contribution to the development of effective fighting strategies.
Palavras-chave: Anarquismo
Educação anarquista
Movimento operário brasileiro
Pedagogia anarquista
Primeira república brasileira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GALHARDI, Arthur Monteiro. Educação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919). 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41676
Data de defesa: 11-Abr-2024
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