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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41676
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919). |
Título(s) alternativo(s): | Anarchist education and the Brazilian Workers' Movement in the early twentieth century: perspectives on Folha do Povo (1908-1909) and A plebe (1917-1919). |
Autor(es): | Galhardi, Arthur Monteiro |
Primeiro orientador: | Morais, Sérgio Paulo |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Marta Emisia Jacinto |
Segundo membro da banca: | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira |
Resumo: | O artigo examina o papel da imprensa na emancipação cidadã no início do século XX, focando nos jornais "Folha do Povo" (1908-1909) e "A Plebe" (1917-1919). Investigando experiências educacionais no Brasil nesse período e sua relação com os movimentos operários na Primeira República, o estudo analisa como esses periódicos abordavam questões dos trabalhadores urbanos. Durante esse período, as mobilizações por melhores condições de trabalho foram impulsionadas por ideais progressistas, incentivando a organização sindical e a conscientização através de diversas formas, como comícios, debates e jornais independentes. A pesquisa destaca a importância dessas experiências para entender as tensões sociais e os conflitos de interesse da época, além de sua contribuição para o desenvolvimento de estratégias de luta eficazes. |
Abstract: | The article examines the role of the press in citizen emancipation at the beginning of the 20th century, focusing on the newspapers "Folha do Povo" (1908-1909) and "A Plebe" (1917-1919). Investigating educational experiences in Brazil during this period and their relationship with the workers' movements in the First Republic, the study analyzes how these periodicals addressed urban workers' issues. During this period, mobilizations for better working conditions were driven by progressive ideals, encouraging union organization and awareness through various forms, such as rallies, debates and independent newspapers. The research highlights the importance of these experiences for understanding social tensions and conflicts of interest at the time, in addition to their contribution to the development of effective fighting strategies. |
Palavras-chave: | Anarquismo Educação anarquista Movimento operário brasileiro Pedagogia anarquista Primeira república brasileira |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GALHARDI, Arthur Monteiro. Educação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919). 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41676 |
Data de defesa: | 11-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
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