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dc.creatorGalhardi, Arthur Monteiro-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:58:16Z-
dc.date.available2024-07-17T17:58:16Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationGALHARDI, Arthur Monteiro. Educação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919). 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41676-
dc.description.abstractThe article examines the role of the press in citizen emancipation at the beginning of the 20th century, focusing on the newspapers "Folha do Povo" (1908-1909) and "A Plebe" (1917-1919). Investigating educational experiences in Brazil during this period and their relationship with the workers' movements in the First Republic, the study analyzes how these periodicals addressed urban workers' issues. During this period, mobilizations for better working conditions were driven by progressive ideals, encouraging union organization and awareness through various forms, such as rallies, debates and independent newspapers. The research highlights the importance of these experiences for understanding social tensions and conflicts of interest at the time, in addition to their contribution to the development of effective fighting strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectEducação anarquistapt_BR
dc.subjectMovimento operário brasileiropt_BR
dc.subjectPedagogia anarquistapt_BR
dc.subjectPrimeira república brasileirapt_BR
dc.titleEducação anarquista e o Movimento Operário Brasileiro no início do século XX: perspectivas acerca do Folha do Povo (1908- 1909) e A plebe (1917-1919).pt_BR
dc.title.alternativeAnarchist education and the Brazilian Workers' Movement in the early twentieth century: perspectives on Folha do Povo (1908-1909) and A plebe (1917-1919).pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marta Emisia Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6142642849606332pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO artigo examina o papel da imprensa na emancipação cidadã no início do século XX, focando nos jornais "Folha do Povo" (1908-1909) e "A Plebe" (1917-1919). Investigando experiências educacionais no Brasil nesse período e sua relação com os movimentos operários na Primeira República, o estudo analisa como esses periódicos abordavam questões dos trabalhadores urbanos. Durante esse período, as mobilizações por melhores condições de trabalho foram impulsionadas por ideais progressistas, incentivando a organização sindical e a conscientização através de diversas formas, como comícios, debates e jornais independentes. A pesquisa destaca a importância dessas experiências para entender as tensões sociais e os conflitos de interesse da época, além de sua contribuição para o desenvolvimento de estratégias de luta eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration1 - 18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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