Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41644
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7173-3787
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caminhos do MOBRAL à EJA no município de Uberlândia (1970-1996)
Título(s) alternativo(s): Paths from MOBRAL to EJA in the municipality of Uberlândia (1970-1996)
Autor(es): Oliveira, Vitor Hugo de
Primeiro orientador: Santos, Sônia Maria dos
Primeiro membro da banca: Quillici Neto, Armindo
Segundo membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Terceiro membro da banca: Bitte, Regina Celi Frechiani
Quarto membro da banca: Michelle Castro, Lima
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o ensino de Jovens e Adultos no estado de Minas Gerais e em Uberlândia no período de 1970 a 1996. Para tanto, tivemos de nos enveredar pelas políticas implementadas, neste período, pelo governo federal, momento em que convivemos com a Ditadura, a Nova República e uma severa instabilidade econômica, ao mesmo tempo em que, na esfera da educação, experimentamos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) processos que aspiravam, em uma perspectiva diretiva, a adequação ao mundo globalizado, por meio da qualificação da mão de obra. Neste sentido, a partir de 1964, o governo militar, visando atenuar o impacto de suas ações violentas junto à população, decidiu apostar em projetos de grande alcance. Após a extinção destas iniciativas, os estados e os municípios herdaram as políticas de alfabetização de jovens e adultos, obedecendo a questões específicas de cada região e de suas respectivas administrações. Assim, mostramos nesta pesquisa nossa visão sobre os caminhos trilhados pela EJA até a sua municipalização, iniciando pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral, de 1970), e finalizando com a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que reconheceu a EJA como modalidade de ensino. Desta forma, empreendemos uma análise bibliográfica e documental de teses e dissertações produzidas sobre nosso objeto de pesquisa, tendo como estrutura a História da Educação e como base metodológica a História Cultural, beneficiando-nos também da História Oral, agregando vozes que compilamos de diferentes trabalhos de pesquisa. Este trabalho pertence à linha de História e Historiografia da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: This research aimed to understand the teaching of young people and adults in the state of Minas Gerais and Uberlândia, in the period from 1970 to 1996. To do so, we had to take into account the policies implemented, in this period, by the federal government, a moment in which we live with the Dictatorship, the New Republic and severe economic instability, at the same time that in the sphere of education, we experienced at Educação de Jovens e Adultos (EJA) processes that aspired, from a directive perspective, to adapt to the globalized world, through the qualification of the workforce. In this sense, from 1964 onwards, the military government, aiming to mitigate the impact of its violent actions on the population, decided to invest in far-reaching projects. After the extinction of these initiatives, states and municipalities inherited youth and adult literacy policies, following specific issues of each region and their respective administrations. Thus, in this research, we show our vision of the paths taken by EJA until its municipalization, starting with Mobral (1970), and ending with the edition of LDBEN nº 9.394/1996, which recognized EJA as a teaching modality. In this way, we undertook a bibliographic and documentary analysis of theses and dissertations produced on our research object, having the History of Education as its structure and Cultural History as its methodological basis, also benefiting from Oral History, adding voices, which we compiled from different works of research. This works belongs to the History and Historiography line of the Faculty Education – Universidade Federal de Uberlândia.
Palavras-chave: MOBRAL
MOBRAL
EJA
EJA
LDBEN
LDBEN
Uberlândia
Uberlândia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Assunto: Educação
Educação - Historia
Alfabetização de Adultos
Programas de Alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Vitor Hugo de. Caminhos do MOBRAL à EJA no município de Uberlândia (1970-1996). 2024. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.177.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.177
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41644
Data de defesa: 21-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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