Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41644
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-7173-3787
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Caminhos do MOBRAL à EJA no município de Uberlândia (1970-1996)
Alternate title (s): Paths from MOBRAL to EJA in the municipality of Uberlândia (1970-1996)
Author: Oliveira, Vitor Hugo de
First Advisor: Santos, Sônia Maria dos
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Second member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Third member of the Committee: Bitte, Regina Celi Frechiani
Fourth member of the Committee: Michelle Castro, Lima
Summary: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o ensino de Jovens e Adultos no estado de Minas Gerais e em Uberlândia no período de 1970 a 1996. Para tanto, tivemos de nos enveredar pelas políticas implementadas, neste período, pelo governo federal, momento em que convivemos com a Ditadura, a Nova República e uma severa instabilidade econômica, ao mesmo tempo em que, na esfera da educação, experimentamos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) processos que aspiravam, em uma perspectiva diretiva, a adequação ao mundo globalizado, por meio da qualificação da mão de obra. Neste sentido, a partir de 1964, o governo militar, visando atenuar o impacto de suas ações violentas junto à população, decidiu apostar em projetos de grande alcance. Após a extinção destas iniciativas, os estados e os municípios herdaram as políticas de alfabetização de jovens e adultos, obedecendo a questões específicas de cada região e de suas respectivas administrações. Assim, mostramos nesta pesquisa nossa visão sobre os caminhos trilhados pela EJA até a sua municipalização, iniciando pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral, de 1970), e finalizando com a edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996, que reconheceu a EJA como modalidade de ensino. Desta forma, empreendemos uma análise bibliográfica e documental de teses e dissertações produzidas sobre nosso objeto de pesquisa, tendo como estrutura a História da Educação e como base metodológica a História Cultural, beneficiando-nos também da História Oral, agregando vozes que compilamos de diferentes trabalhos de pesquisa. Este trabalho pertence à linha de História e Historiografia da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia.
Abstract: This research aimed to understand the teaching of young people and adults in the state of Minas Gerais and Uberlândia, in the period from 1970 to 1996. To do so, we had to take into account the policies implemented, in this period, by the federal government, a moment in which we live with the Dictatorship, the New Republic and severe economic instability, at the same time that in the sphere of education, we experienced at Educação de Jovens e Adultos (EJA) processes that aspired, from a directive perspective, to adapt to the globalized world, through the qualification of the workforce. In this sense, from 1964 onwards, the military government, aiming to mitigate the impact of its violent actions on the population, decided to invest in far-reaching projects. After the extinction of these initiatives, states and municipalities inherited youth and adult literacy policies, following specific issues of each region and their respective administrations. Thus, in this research, we show our vision of the paths taken by EJA until its municipalization, starting with Mobral (1970), and ending with the edition of LDBEN nº 9.394/1996, which recognized EJA as a teaching modality. In this way, we undertook a bibliographic and documentary analysis of theses and dissertations produced on our research object, having the History of Education as its structure and Cultural History as its methodological basis, also benefiting from Oral History, adding voices, which we compiled from different works of research. This works belongs to the History and Historiography line of the Faculty Education – Universidade Federal de Uberlândia.
Keywords: MOBRAL
MOBRAL
EJA
EJA
LDBEN
LDBEN
Uberlândia
Uberlândia
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Subject: Educação
Educação - Historia
Alfabetização de Adultos
Programas de Alfabetização
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: OLIVEIRA, Vitor Hugo de. Caminhos do MOBRAL à EJA no município de Uberlândia (1970-1996). 2024. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.177.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.177
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41644
Date of defense: 21-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhosMobralEJA.pdfTese6.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons