Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41636
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Dilemas do instrumental de avaliação diária e relações de afeto no processo de ensino-aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Dilemmas of daily assessment tools and affective relationships in the teaching-learning process |
Autor(es): | Eugênio, Graziela Pereira Lopes |
Primeiro orientador: | Carvalho, Daniela Franco |
Primeiro membro da banca: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
Segundo membro da banca: | Franca , Suzane Bezerra de |
Resumo: | Essa pesquisa se refere ao trabalho de avaliação proposto por uma escola estadual do município de Uberlândia (MG), as relações de afeto aluno-professor estabelecidos por esse instrumental avaliativo e suas influências no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que refletir a respeito da afetividade e relacionamento entre professor e aluno e estabelecer relações com o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança é considerar que essa relação de afetividade se configura como temática importante e constantemente presente na vivência humana. O objetivo geral dessa pesquisa foi discutir como o instrumento de avaliação criado pela gestão escolar da escola pesquisada e as relações de afeto produzidas por ele podem interferir no processo ensino- aprendizagem. Entender as relações estabelecidas por esses sujeitos (professor e aluno) e a forma como lidam com seus processos avaliativos podem contribuir para a melhora do processo ensino-aprendizagem e podem nos direcionar sobre o uso ou implementação de instrumentais avaliativos. Por meio de dinâmicas, os alunos foram retratando situações afetivas, positivas e negativas, desenvolvidas no ambiente escolar. Percebe-se ao longo desse trabalho a grande ambiguidade de sentimentos e pensamentos que envolvem a realidade escolar dificultando o entendimento sobre o auxílio fornecido pelo instrumento de avaliação. A conclusão sobre a ficha avaliativa criada pela escola também é dicotômica, podendo ser um instrumento de avaliação formativo e avaliativo muito útil se levar em consideração a reflexão-ação de todos os sujeitos na aprendizagem ou servindo apenas como um meio avaliativo puramente seletivo e injusto. O presente trabalho trata de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa baseada na documentação e no relato de experiências fornecidas pela convivência entre professores e alunos da escola em questão, com orientação epistemológica seguindo a descrição e a investigação-ação. |
Abstract: | This research refers to the evaluation work proposed by a state school in the city of Uberlândia (MG), the student-teacher relationships of affection established by this evaluation instrument and its influences on the teaching-learning process. We start from the assumption that reflecting on the affection and relationship between teacher and student and establishing relationships with the development of a child's learning is considering that this relationship of affection is configured as an important theme and constantly present in human experience. The general objective of this research was to discuss how the evaluation instrument created by the school management of the researched school and the relationships of affection produced by it can interfere in the teaching-learning process. Understanding the relationships established by these subjects (teacher and student) and the way they deal with their assessment processes can contribute to improving the teaching-learning process and can guide us on the use or implementation of assessment tools. Through dynamics, students portrayed positive and negative affective situations developed in the school environment. Throughout this work, we can see the great ambiguity of feelings and thoughts that surround the school reality, making it difficult to understand the exact help provided by the assessment instrument. The conclusion about the evaluation form created by the school is also dichotomous, and can be a very useful formative and evaluative evaluation instrument whether it leads to reflection-action by all learning subjects or not, serving only as a purely selective and unfair evaluation means. The present work deals with a case study with a predominantly qualitative approach based on the documentation and reporting of experiences provided by the coexistence between teachers and students at the school in question, with an epistemological orientation following the description and action research. |
Palavras-chave: | avaliação afeto escola processo ensino-aprendizagem evaluation affection school teaching-learning process |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Aprendizagem ativa Aprendizagem em equipe na educação Ensino - Metodologia Avaliação educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | EUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Dilemas do instrumental de avaliação diária e relações de afeto no processo de ensino-aprendizagem.2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7151. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7151 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41636 |
Data de defesa: | 19-Jan-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DilemasInstrumentalAvaliação.pdf | Dissertação | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.