Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41636
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Dilemas do instrumental de avaliação diária e relações de afeto no processo de ensino-aprendizagem
Título (s) alternativo (s): Dilemmas of daily assessment tools and affective relationships in the teaching-learning process
Autor: Eugênio, Graziela Pereira Lopes
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Matos, Fabiana Fiorezi de Marco
Segundo miembro de la banca: Franca , Suzane Bezerra de
Resumen: Essa pesquisa se refere ao trabalho de avaliação proposto por uma escola estadual do município de Uberlândia (MG), as relações de afeto aluno-professor estabelecidos por esse instrumental avaliativo e suas influências no processo de ensino-aprendizagem. Partimos do pressuposto que refletir a respeito da afetividade e relacionamento entre professor e aluno e estabelecer relações com o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança é considerar que essa relação de afetividade se configura como temática importante e constantemente presente na vivência humana. O objetivo geral dessa pesquisa foi discutir como o instrumento de avaliação criado pela gestão escolar da escola pesquisada e as relações de afeto produzidas por ele podem interferir no processo ensino- aprendizagem. Entender as relações estabelecidas por esses sujeitos (professor e aluno) e a forma como lidam com seus processos avaliativos podem contribuir para a melhora do processo ensino-aprendizagem e podem nos direcionar sobre o uso ou implementação de instrumentais avaliativos. Por meio de dinâmicas, os alunos foram retratando situações afetivas, positivas e negativas, desenvolvidas no ambiente escolar. Percebe-se ao longo desse trabalho a grande ambiguidade de sentimentos e pensamentos que envolvem a realidade escolar dificultando o entendimento sobre o auxílio fornecido pelo instrumento de avaliação. A conclusão sobre a ficha avaliativa criada pela escola também é dicotômica, podendo ser um instrumento de avaliação formativo e avaliativo muito útil se levar em consideração a reflexão-ação de todos os sujeitos na aprendizagem ou servindo apenas como um meio avaliativo puramente seletivo e injusto. O presente trabalho trata de um estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa baseada na documentação e no relato de experiências fornecidas pela convivência entre professores e alunos da escola em questão, com orientação epistemológica seguindo a descrição e a investigação-ação.
Abstract: This research refers to the evaluation work proposed by a state school in the city of Uberlândia (MG), the student-teacher relationships of affection established by this evaluation instrument and its influences on the teaching-learning process. We start from the assumption that reflecting on the affection and relationship between teacher and student and establishing relationships with the development of a child's learning is considering that this relationship of affection is configured as an important theme and constantly present in human experience. The general objective of this research was to discuss how the evaluation instrument created by the school management of the researched school and the relationships of affection produced by it can interfere in the teaching-learning process. Understanding the relationships established by these subjects (teacher and student) and the way they deal with their assessment processes can contribute to improving the teaching-learning process and can guide us on the use or implementation of assessment tools. Through dynamics, students portrayed positive and negative affective situations developed in the school environment. Throughout this work, we can see the great ambiguity of feelings and thoughts that surround the school reality, making it difficult to understand the exact help provided by the assessment instrument. The conclusion about the evaluation form created by the school is also dichotomous, and can be a very useful formative and evaluative evaluation instrument whether it leads to reflection-action by all learning subjects or not, serving only as a purely selective and unfair evaluation means. The present work deals with a case study with a predominantly qualitative approach based on the documentation and reporting of experiences provided by the coexistence between teachers and students at the school in question, with an epistemological orientation following the description and action research.
Palabras clave: avaliação
afeto
escola
processo ensino-aprendizagem
evaluation
affection
school
teaching-learning process
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Aprendizagem ativa
Aprendizagem em equipe na educação
Ensino - Metodologia
Avaliação educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: EUGÊNIO, Graziela Pereira Lopes. Dilemas do instrumental de avaliação diária e relações de afeto no processo de ensino-aprendizagem.2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7151.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7151
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41636
Fecha de defensa: 19-ene-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DilemasInstrumentalAvaliação.pdfDissertação4.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.