Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-6479-3386
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram
Autor(es): Rodrigues, Gabriel Sousa
Primeiro orientador: Paulo, Renata Rodrigues Daher
Primeiro membro da banca: Betanho, Cristiane
Segundo membro da banca: de Paula, Veronica
Resumo: Este trabalho teve como propósito avaliar a facilidade de leitura das mensagens e legendas compartilhadas no perfil oficial do Instagram da Universidade Federal de Uberlândia, referentes à divulgação do processo seletivo Vestibular 2023/2. Para isto, foi utilizado, de forma experimental, o Teste de Flesch, uma ferramenta que, por meio da análise da quantidade de palavras, frases e sílabas em um texto, permite calcular uma pontuação que reflete o nível de compreensão ou dificuldade de leitura do conteúdo. Observou-se que na maioria das postagens relativas à campanha do vestibular a legibilidade de acordo com a escala de Flesch utilizada como referência neste trabalho, indica que o grau de escolaridade necessário para compreender a campanha do vestibular seria para pessoas com graduação em curso. Por se tratar de uma campanha para ingresso à graduação, entende-se que o ideal seria uma legibilidade textual onde o grau de escolaridade necessário para compreensão seria o ensino médio, cujos estudantes eram o público-alvo de tal divulgação. Com a aplicação do teste foi possível entender que o mesmo pode ser utilizado para avaliação da legibilidade textual desde que em conjunto com outras ferramentas, pois o mesmo apresenta limitações como o fato de ter sido desenvolvido para o idioma inglês e para mídias tradicionais.
Palavras-chave: Comunicação
Instagram
Avaliação da legibilidade
Teste de flesch
Vestibular
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODRIGUES, Gabriel Sousa. O uso do teste de Flesch para analisar a legibilidade de uma campanha de divulgação de processo seletivo veiculada no Instagram. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41619
Data de defesa: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoTesteFlesch.pdfTCC1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.