Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41609
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O projeto de educação católica em Minas Gerais: as ações de Dom Antônio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte, 1922-1956
Título(s) alternativo(s): The catholic education project in Minas Gerais: the actions of Dom Antônio dos Santos Cabral in the educational scenario of Belo Horizonte, 1922-1956
Autor(es): Mota, Alessandra Martins
Primeiro orientador: Carvalho, Carlos Henrique de
Primeiro membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Resumo: Esta dissertação se trata de uma pesquisa documental que teve por finalidade estudar as ações de Dom Antonio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte e, consequentemente, sua atuação no projeto de educação católica de Minas Gerais. O objetivo foi analisar os documentos históricos encontrados na pesquisa, compreendendo o impacto de três décadas à frente do governo episcopal e a sua importância social, política e educacional na capital mineira. Para entender o período de 1922 a 1956, em que esteve na administração da Arquidiocese da Belo Horizonte, foram utilizados como fontes documentais os jornais católicos “O Horizonte” e “O Diário”, o primeiro Livro de Tombo da Arquidiocese, diversos artigos sobre o arcebispo, reunidos no livro “Dom Cabral e suas Obras” de 1943, e demais documentos do acervo público de Belo Horizonte e do Arquivo da Arquidiocese. Esta pesquisa possibilitou uma melhor compreensão sobre quem foi Dom Cabral, como se tornou um importante alto clero da Igreja brasileira e porque sua ação modernizadora, com a defesa dos princípios conservadores da Igreja, foi relevante no destino educacional católico do estado, sobretudo no processo inicial de criação da primeira Universidade Católica de Minas Gerais.
Abstract: This dissertation is a document research that aimed to study the actions of Dom Antonio dos Santos Cabral in the educational scenario of Belo Horizonte and, consequently, his role in the project of Minas Gerais Catholic education. The objective was to analyze the historical documents found in the research, understanding the impact of three decades of the episcopal government and its social, political, and educational importance in the Minas Gerais capital. In order to understand the period from 1922 to 1956, in which he was in the administration of the Belo Horizonte Archdiocese, we used as documental sources: the catholic newspapers “O Horizonte” and “O Diário”, the first “Livro de Tombo” of the Archdiocese, several articles from 1943 about the archbishop gathered in the book “Dom Cabral e suas obras”, and other documents from the public collection of Belo Horizonte and the Archdiocese Archive were used as documentary sources. This allowed a better understanding of who Dom Cabral was, how he became an important high clergy of the Brazilian Church and why his modernizing action in defense of the Church's conservative principles became relevant in the Catholic educational destiny of the state, and most importantly, in the initial process of creating the first Catholic University of Minas Gerais.
Palavras-chave: Educação
Modernização
Dom Cabral
Igreja
Education
Modernization
Dom Cabral
Church
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Igreja Católica - Belo Horizonte (MG)
Documentos e história - Belo Horizonte (MG)
Belo Horizonte (MG) - História eclesiástica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MOTA, Alessandra Martins. O projeto de educação católica em Minas Gerais: as ações de Dom Antônio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte, 1922-1956. 2021. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5004.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5004
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41609
Data de defesa: 25-Ago-2021
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProjetoEducaçãoCatólica.pdfDissertação8.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons