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dc.creatorMota, Alessandra Martins-
dc.date.accessioned2024-07-11T19:54:53Z-
dc.date.available2024-07-11T19:54:53Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationMOTA, Alessandra Martins. O projeto de educação católica em Minas Gerais: as ações de Dom Antônio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte, 1922-1956. 2021. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41609-
dc.description.abstractThis dissertation is a document research that aimed to study the actions of Dom Antonio dos Santos Cabral in the educational scenario of Belo Horizonte and, consequently, his role in the project of Minas Gerais Catholic education. The objective was to analyze the historical documents found in the research, understanding the impact of three decades of the episcopal government and its social, political, and educational importance in the Minas Gerais capital. In order to understand the period from 1922 to 1956, in which he was in the administration of the Belo Horizonte Archdiocese, we used as documental sources: the catholic newspapers “O Horizonte” and “O Diário”, the first “Livro de Tombo” of the Archdiocese, several articles from 1943 about the archbishop gathered in the book “Dom Cabral e suas obras”, and other documents from the public collection of Belo Horizonte and the Archdiocese Archive were used as documentary sources. This allowed a better understanding of who Dom Cabral was, how he became an important high clergy of the Brazilian Church and why his modernizing action in defense of the Church's conservative principles became relevant in the Catholic educational destiny of the state, and most importantly, in the initial process of creating the first Catholic University of Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.subjectDom Cabralpt_BR
dc.subjectIgrejapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectModernizationpt_BR
dc.subjectDom Cabralpt_BR
dc.subjectChurchpt_BR
dc.titleO projeto de educação católica em Minas Gerais: as ações de Dom Antônio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte, 1922-1956pt_BR
dc.title.alternativeThe catholic education project in Minas Gerais: the actions of Dom Antônio dos Santos Cabral in the educational scenario of Belo Horizonte, 1922-1956pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7463702480768930pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186135872782431pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4638632551554401pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se trata de uma pesquisa documental que teve por finalidade estudar as ações de Dom Antonio dos Santos Cabral no cenário educacional de Belo Horizonte e, consequentemente, sua atuação no projeto de educação católica de Minas Gerais. O objetivo foi analisar os documentos históricos encontrados na pesquisa, compreendendo o impacto de três décadas à frente do governo episcopal e a sua importância social, política e educacional na capital mineira. Para entender o período de 1922 a 1956, em que esteve na administração da Arquidiocese da Belo Horizonte, foram utilizados como fontes documentais os jornais católicos “O Horizonte” e “O Diário”, o primeiro Livro de Tombo da Arquidiocese, diversos artigos sobre o arcebispo, reunidos no livro “Dom Cabral e suas Obras” de 1943, e demais documentos do acervo público de Belo Horizonte e do Arquivo da Arquidiocese. Esta pesquisa possibilitou uma melhor compreensão sobre quem foi Dom Cabral, como se tornou um importante alto clero da Igreja brasileira e porque sua ação modernizadora, com a defesa dos princípios conservadores da Igreja, foi relevante no destino educacional católico do estado, sobretudo no processo inicial de criação da primeira Universidade Católica de Minas Gerais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration233pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5004pt_BR
dc.crossref.doibatchid8f954c04-a17b-492b-864c-986b298d18d6-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoIgreja Católica - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoDocumentos e história - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.autorizadoBelo Horizonte (MG) - História eclesiásticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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