Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41578
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Meta-análise das estimativas de herdabilidade das produções de leite, proteína e gordura de vacas holandesas
Autor(es): Araujo, Luis Fernando Carneiro
Primeiro orientador: Silva, Natascha Almeida Marques da
Primeiro membro da banca: Martins, Leoni Ferreira
Segundo membro da banca: Teixeira, Alex de Matos
Resumo: A produção de leite no Brasil tem grande importância econômica, destacando-se como um setor vital da agricultura nacional. Nesse contexto, há diversas áreas passíveis de aprimoramento visando ao aumento da eficiência produtiva, sendo o melhoramento genético do rebanho uma das estratégias mais promissoras para impulsionar a produção leiteira. Além disso, a qualidade do leite é um fator importante que influência de forma direta os produtos finais e o lucro gerado na produção. Assim, objetivou-se realizar uma meta análise da estimativa de herdabilidade das características de Produção de leite (PL), Produção de gordura (PG) e Produção de proteína (PP) relacionadas à produção de leite de bovinos leiteiros no Brasil. Para a realização da meta-análise, os estudos foram selecionados a partir de plataformas eletrônicas, utilizando palavras-chave relacionadas à produção leiteira. Após a coleta e seleção dos trabalhos, os dados foram tabulados no software Microsoft Excel. A análise descritiva do conjunto de dados revelou um total de 55 estudos, dos quais 50 foram utilizados para analisar a produção de leite, totalizando um N amostral de 1.758.930 dados de vacas. Para a produção de gordura, foram incluídos 22 estudos, com um N amostral de 848.113 dados de vacas, enquanto para a produção de proteína, foram identificados 14 estudos, totalizando 776.201 dados de vacas. Posteriormente, as análises estatísticas foram realizadas no Rstudio (versão 4.3.0), onde foram conduzidos testes de normalidade, homogeneidade, verificação de viés de publicação, além da utilização do pacote metafor para a execução da meta-análise, foi escolhido o modelo fixo para estimativa do valor metanalitico. Com base nas estimativas de herdabilidade combinada obtidas para as características de PL, PG e PP, foi observada uma tendência moderada de 0,26, 0,25 e 0,22, respectivamente. Esses resultados indicam que essas características podem ser utilizadas para promover o progresso genético nos bovinos de leite. No entanto, é importante ressaltar que o fator genético não é o único a influenciar a produção leiteira; outros fatores, como nutrição e ambiente, desempenham papéis significativos.
Palavras-chave: Bovinocultura de leite
Estimativa combinada
Revisão sistemática
Melhoramento genético
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARAUJO, Luis Fernando Carneiro. Meta-análise das estimativas de herdabilidade das produções de leite, proteína e gordura de vacas holandesas. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41578
Data de defesa: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MetaAnáliseEstimativas.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.