Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto |
Autor(es): | Sousa, Isadora Oliveira de |
Primeiro orientador: | Bulgareli, Jaqueline Vilela |
Primeiro coorientador: | Moreira, Álex Herval |
Segundo membro da banca: | Lima , Lívia Bonjardim |
Resumo: | A incorporação da aprendizagem no ensino remoto provocou sentimentos conflitantes nos estudantes de Odontologia, devido às transformações no contexto da vida cotidiana, inclusive na incorporação da aprendizagem no ensino remoto. O objetivo do estudo foi explorar as vivências e as percepções dos alunos estudantes de odontologia durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de Odontologia do 9º e 10º período em que foi aplicado um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada de forma remota. A análise de dados foi baseada na Análise de Conteúdo Temática, que é composta por três diferentes fases: Pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A amostra consistiu em 12 estudantes de odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, cursando disciplinas no ensino remoto. O resultado foi representado por três categorias, sendo elas: “Objetivação da suspenção das atividades acadêmicas presenciais”, "Frustração iminente com a formatura”, e “Representações sociais dos estudantes sobre o ensino remoto”. Conclui-se que a pandemia do Covid-19 foi um fator desencadeador para a formação das representações sociais dos alunos de odontologia, visto que esse contexto influenciou diretamente a rotina dos alunos e impactou em sua saúde mental,uma vez que relataram quadros de ansiedade e estresse mais exacerbados, assim como alterações nos aspectos psicossociais relatadas de maneira singular por cada estudante. |
Palavras-chave: | Pandemia COVID-19 Ensino online Ensino à distância Estudantes de odontologia Análise de sentimentos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SOUSA, Isadora Oliveira de. Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572 |
Data de defesa: | 5-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçõesSociaisEstudantes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 363.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons