Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto
Autor(es): Sousa, Isadora Oliveira de
Primeiro orientador: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Primeiro coorientador: Moreira, Álex Herval
Segundo membro da banca: Lima , Lívia Bonjardim
Resumo: A incorporação da aprendizagem no ensino remoto provocou sentimentos conflitantes nos estudantes de Odontologia, devido às transformações no contexto da vida cotidiana, inclusive na incorporação da aprendizagem no ensino remoto. O objetivo do estudo foi explorar as vivências e as percepções dos alunos estudantes de odontologia durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de Odontologia do 9º e 10º período em que foi aplicado um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada de forma remota. A análise de dados foi baseada na Análise de Conteúdo Temática, que é composta por três diferentes fases: Pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A amostra consistiu em 12 estudantes de odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, cursando disciplinas no ensino remoto. O resultado foi representado por três categorias, sendo elas: “Objetivação da suspenção das atividades acadêmicas presenciais”, "Frustração iminente com a formatura”, e “Representações sociais dos estudantes sobre o ensino remoto”. Conclui-se que a pandemia do Covid-19 foi um fator desencadeador para a formação das representações sociais dos alunos de odontologia, visto que esse contexto influenciou diretamente a rotina dos alunos e impactou em sua saúde mental,uma vez que relataram quadros de ansiedade e estresse mais exacerbados, assim como alterações nos aspectos psicossociais relatadas de maneira singular por cada estudante.
Palavras-chave: Pandemia COVID-19
Ensino online
Ensino à distância
Estudantes de odontologia
Análise de sentimentos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUSA, Isadora Oliveira de. Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572
Data de defesa: 5-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RepresentaçõesSociaisEstudantes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso363.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons