Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Isadora Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T17:28:39Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T17:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Isadora Oliveira de. Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino online | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de odontologia | pt_BR |
dc.subject | Análise de sentimentos | pt_BR |
dc.title | Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Moreira, Álex Herval | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3418900508663263 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bulgareli, Jaqueline Vilela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4694996247762867 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | x | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima , Lívia Bonjardim | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2684147427433513 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A incorporação da aprendizagem no ensino remoto provocou sentimentos conflitantes nos estudantes de Odontologia, devido às transformações no contexto da vida cotidiana, inclusive na incorporação da aprendizagem no ensino remoto. O objetivo do estudo foi explorar as vivências e as percepções dos alunos estudantes de odontologia durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de Odontologia do 9º e 10º período em que foi aplicado um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada de forma remota. A análise de dados foi baseada na Análise de Conteúdo Temática, que é composta por três diferentes fases: Pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A amostra consistiu em 12 estudantes de odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, cursando disciplinas no ensino remoto. O resultado foi representado por três categorias, sendo elas: “Objetivação da suspenção das atividades acadêmicas presenciais”, "Frustração iminente com a formatura”, e “Representações sociais dos estudantes sobre o ensino remoto”. Conclui-se que a pandemia do Covid-19 foi um fator desencadeador para a formação das representações sociais dos alunos de odontologia, visto que esse contexto influenciou diretamente a rotina dos alunos e impactou em sua saúde mental,uma vez que relataram quadros de ansiedade e estresse mais exacerbados, assim como alterações nos aspectos psicossociais relatadas de maneira singular por cada estudante. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Odontologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Odontologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RepresentaçõesSociaisEstudantes.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 363.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License