Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSousa, Isadora Oliveira de-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:28:39Z-
dc.date.available2024-07-05T17:28:39Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationSOUSA, Isadora Oliveira de. Representações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remoto. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41572-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectEnsino onlinept_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectAnálise de sentimentospt_BR
dc.titleRepresentações sociais de estudantes de odontologia sobre a vivência da aprendizagem no ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Álex Herval-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3418900508663263pt_BR
dc.contributor.advisor1Bulgareli, Jaqueline Vilela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694996247762867pt_BR
dc.contributor.referee1Lattesxpt_BR
dc.contributor.referee2Lima , Lívia Bonjardim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2684147427433513pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA incorporação da aprendizagem no ensino remoto provocou sentimentos conflitantes nos estudantes de Odontologia, devido às transformações no contexto da vida cotidiana, inclusive na incorporação da aprendizagem no ensino remoto. O objetivo do estudo foi explorar as vivências e as percepções dos alunos estudantes de odontologia durante o ensino remoto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudantes de Odontologia do 9º e 10º período em que foi aplicado um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada de forma remota. A análise de dados foi baseada na Análise de Conteúdo Temática, que é composta por três diferentes fases: Pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A amostra consistiu em 12 estudantes de odontologia da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, cursando disciplinas no ensino remoto. O resultado foi representado por três categorias, sendo elas: “Objetivação da suspenção das atividades acadêmicas presenciais”, "Frustração iminente com a formatura”, e “Representações sociais dos estudantes sobre o ensino remoto”. Conclui-se que a pandemia do Covid-19 foi um fator desencadeador para a formação das representações sociais dos alunos de odontologia, visto que esse contexto influenciou diretamente a rotina dos alunos e impactou em sua saúde mental,uma vez que relataram quadros de ansiedade e estresse mais exacerbados, assim como alterações nos aspectos psicossociais relatadas de maneira singular por cada estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RepresentaçõesSociaisEstudantes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso363.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons