Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41539
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0218-3957
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: ...e serão ambos uma só carne: entre o corpo fragmentado e os canibalismos simbólicos
Autor(es): Oliveira, Millena Danaila de
Primeiro orientador: Ferraz, Tatiana Sampaio
Primeiro membro da banca: Osses, Patricia Andrea Soto
Segundo membro da banca: Rosa, Pollyana Ferreira
Resumo: Os textos e imagens aqui reunidos em formato de memorial procuram dar conta da concepção e produção da exposição “E TORNARAM-SE UMA SÓ CARNE”. A exposição compreende a instalação homônima, composta por uma ambientação de sala de jantar ao centro, articulada com pinturas e esculturas-objetos dispostas nas paredes ao redor. Trata-se de uma proposição de natureza-morta sob uma perspectiva contemporânea. Sala de jantar, cenografia dramática, objetos-atores, peles e carne simulacros, tudo encenado numa transubstanciação antropofágica. Uma pesquisa que se iniciou na materialidade pictórica e na representação da dor e violência, seguindo o desejo de investigar a fragmentação do corpo surrealista e as representações ambivalentes de dor e prazer, desejo e repulsa, manifestadas no pensamento poético de Georges Bataille; neste caminho encontra, no entanto, desvios para uma pesquisa poética que atravessa o íntimo, o doméstico, as percepções do sagrado e do pecado, o casamento e a religião. Tento nessa escrita mapear zonas na colcha de retalhos do processo criativo da obra, vivido ao longo dos últimos anos, e iluminar reflexões que constituem tal processo, este entendido como resultante não-linear de grandes e pequenas interações poético-afetivas entre eu e o meio (vivências familiares, imagens atravessadas pelo simbólico, fragmentos literários marcantes), bem como de experimentações que se iniciaram em produções anteriores. Os processos de criação são veias pulsantes, emaranhadas e conectadas, irrigando todo um corpo de significados.
Abstract: The texts and images gathered here in the form of a memorial seek to account for the conception and production of the exhibition “E TORNARAM-SE UMA SÓ CARNE" The exhibition comprises the eponymous installation, composed of a dining room setting in the center, articulated with paintings and sculptural objects arranged on the surrounding walls. It is a contemporary still life proposition. Dining room, dramatic scenography, object-actors, simulacra of skin and flesh, all staged in an anthropophagic transubstantiation. A research that began with pictorial materiality and the representation of pain and violence, following the desire to investigate the surrealistic fragmentation of the body and the ambivalent representations of pain and pleasure, desire and repulsion, manifested in the poetic thought of Georges Bataille; on this path, however, there are deviations for a poetic research that traverses the intimate, the domestic, the perceptions of the sacred and the sinful, marriage, and religion. In this writing, I try to map zones in the patchwork of the creative process of the work, experienced over the past few years, and illuminate reflections that constitute such a process, understood as a non-linear result of large and small poetic-affective interactions between myself and the environment (family experiences, images crossed by the symbolic, striking literary fragments), as well as experiments that began in previous productions. The processes of creation are pulsating, tangled, and connected veins, irrigating a whole body of meanings.
Palavras-chave: Instalação
Natureza-morta contemporânea
Antropofagia
Corpo Surrealista
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Millena Danaila de. ...e serão ambos uma só carne: entre o corpo fragmentado e os canibalismos simbólicos. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41539
Data de defesa: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SerãoAmbosUma.pdf35.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons