Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41539
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-0218-3957
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: ...e serão ambos uma só carne: entre o corpo fragmentado e os canibalismos simbólicos
Autor: Oliveira, Millena Danaila de
Primer orientador: Ferraz, Tatiana Sampaio
Primer miembro de la banca: Osses, Patricia Andrea Soto
Segundo miembro de la banca: Rosa, Pollyana Ferreira
Resumen: Os textos e imagens aqui reunidos em formato de memorial procuram dar conta da concepção e produção da exposição “E TORNARAM-SE UMA SÓ CARNE”. A exposição compreende a instalação homônima, composta por uma ambientação de sala de jantar ao centro, articulada com pinturas e esculturas-objetos dispostas nas paredes ao redor. Trata-se de uma proposição de natureza-morta sob uma perspectiva contemporânea. Sala de jantar, cenografia dramática, objetos-atores, peles e carne simulacros, tudo encenado numa transubstanciação antropofágica. Uma pesquisa que se iniciou na materialidade pictórica e na representação da dor e violência, seguindo o desejo de investigar a fragmentação do corpo surrealista e as representações ambivalentes de dor e prazer, desejo e repulsa, manifestadas no pensamento poético de Georges Bataille; neste caminho encontra, no entanto, desvios para uma pesquisa poética que atravessa o íntimo, o doméstico, as percepções do sagrado e do pecado, o casamento e a religião. Tento nessa escrita mapear zonas na colcha de retalhos do processo criativo da obra, vivido ao longo dos últimos anos, e iluminar reflexões que constituem tal processo, este entendido como resultante não-linear de grandes e pequenas interações poético-afetivas entre eu e o meio (vivências familiares, imagens atravessadas pelo simbólico, fragmentos literários marcantes), bem como de experimentações que se iniciaram em produções anteriores. Os processos de criação são veias pulsantes, emaranhadas e conectadas, irrigando todo um corpo de significados.
Abstract: The texts and images gathered here in the form of a memorial seek to account for the conception and production of the exhibition “E TORNARAM-SE UMA SÓ CARNE" The exhibition comprises the eponymous installation, composed of a dining room setting in the center, articulated with paintings and sculptural objects arranged on the surrounding walls. It is a contemporary still life proposition. Dining room, dramatic scenography, object-actors, simulacra of skin and flesh, all staged in an anthropophagic transubstantiation. A research that began with pictorial materiality and the representation of pain and violence, following the desire to investigate the surrealistic fragmentation of the body and the ambivalent representations of pain and pleasure, desire and repulsion, manifested in the poetic thought of Georges Bataille; on this path, however, there are deviations for a poetic research that traverses the intimate, the domestic, the perceptions of the sacred and the sinful, marriage, and religion. In this writing, I try to map zones in the patchwork of the creative process of the work, experienced over the past few years, and illuminate reflections that constitute such a process, understood as a non-linear result of large and small poetic-affective interactions between myself and the environment (family experiences, images crossed by the symbolic, striking literary fragments), as well as experiments that began in previous productions. The processes of creation are pulsating, tangled, and connected veins, irrigating a whole body of meanings.
Palabras clave: Instalação
Natureza-morta contemporânea
Antropofagia
Corpo Surrealista
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Millena Danaila de. ...e serão ambos uma só carne: entre o corpo fragmentado e os canibalismos simbólicos. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41539
Fecha de defensa: 19-ago-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SerãoAmbosUma.pdf35.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons