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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41514
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Nem tudo que reluz é ouro: Dos símbolos coloniais da Serra do Lenheiro para sua percepção ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Not everything that glitters is gold: From the colonial symbols of Serra do Lenheiro to its environmental perception |
Autor(es): | Santos, Maisa dos |
Primeiro orientador: | Bernardes, Maria Beatriz Junqueira |
Primeiro membro da banca: | Castanho, Roberto Barboza |
Segundo membro da banca: | Souza, Angela Fagna Gomes de |
Resumo: | Os estudos que buscam compreender a relação entre o ambiente e os seres humanos vem, a cada vez mais, ganhando espaço nas pesquisas acadêmicas. Sendo a percepção ambiental um dos caminhos viáveis para compreender a relação entre o ser humano e o meio que se estabelece no espaço. Por este motivo, a percepção ambiental é a base teórica para a construção desta pesquisa, que teve como objetivo geral compreender os significados atribuídos aos elementos culturais que compõem a paisagem da Serra do Lenheiro, São João del-Rei (MG) e, como objetivos específicos: (1) descrever os elementos simbólicos e seus significados na Serra do Lenheiro; (2) Analisar as percepções dos professores sobre a Serra do Lenheiro; (3) Identificar os anseios dos docentes sobre a implantação de projeto sobre Educação Ambiental na escola. Para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, ficou estabelecido que para tal, o método escolhido foi a fenomenologia, trabalhando junto com os conceitos da Geografia Cultural Humanista para interpretação geográfica da categoria de análise selecionada (Lugar e Paisagem). Na busca por conhecer o Lugar na Serra como um ambiente vivido, o qual pode ser reconhecido com um símbolo carregado de significados. E, a partir da interação estabelecida entre a população local e os elementos da Serra, defendê-la como um símbolo carregado de significados, histórias, crenças e lendas na paisagem do município supracitado. Assim, para abordar os anseios da pesquisa, a dissertação estruturou-se em cinco seção. A Seção II, constitui-se como o referencial teórico, apresentando os conceitos de análise da pesquisa: lugar e paisagem. Na Seção III, o conceito de polivocalidade (Corrêa, 2007) foi aplicado à paisagem da Serra do Lenheiro; já a Seção IV, trabalha o conceito de lugar na paisagem serrana do Lenheiro, através da interação dos grupos. E, por fim, a Seção V apresenta a metodologia da entrevista semiestruturada, aplicada aos participantes da pesquisa; neste momento, selecionamos os professores do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Professor Iago Pimentel e a coordenador (a) pedagogo(a) da escola, a fim de verificar quais as percepções, atitudes e valores que os docentes têm com relação à Serra do Lenheiro. |
Abstract: | The studies aiming to understand the relationship between the environment and humans have been increasingly gaining prominence in academic research. Environmental perception is considered one of the viable paths to comprehend the connection between humans and the environment in a given space. For this reason, environmental perception serves as the theoretical foundation for the construction of this research, with the overall objective of understanding the meanings attributed to cultural elements comprising the landscape of Serra do Lenheiro, São João del-Rei (MG). The specific objectives include: (1) describing symbolic elements and their meanings in Serra do Lenheiro; (2) analyzing teachers' perceptions of Serra do Lenheiro; (3) identifying teachers' aspirations regarding the implementation of an Environmental Education project in the school. To achieve the outlined objectives, the chosen method is phenomenology, complemented by concepts from Humanistic Cultural Geography for the geographical interpretation of the selected analytical category (Place and Landscape). In the pursuit of understanding the Place in Serra as a lived environment, recognized as a symbol laden with meanings, the research explores the interaction between the local population and the elements of Serra, advocating it as a symbol rich in meanings, stories, beliefs, and legends in the landscape of the aforementioned municipality. To structure the dissertation and fulfill the established objectives, it is organized into five section. The Section II serves as the theoretical framework, presenting the research analysis concepts: Place and Landscape. In Section III applies the concept of polyvocality (Corrêa, 2007) to the landscape of Serra do Lenheiro, while Section IV explores the concept of Place in the mountainous landscape of Lenheiro through group interaction. Finally, the Section V presents the methodology of the semi-structured interview applied to participants, focusing on teachers from the Secondary School of Professor Iago Pimentel and the school's pedagogical coordinator. The aim is to examine the perceptions, attitudes, and values that educators hold regarding Serra do Lenheiro. |
Palavras-chave: | Percepção ambiental Environmental perception Polivocalidade Polyvocality Serra do Lenheiro Serra do Lenheiro Educação ambiental Environmental education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Assunto: | Geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia |
Referência: | SANTOS, Maisa dos. Nem tudo que reluz é ouro: Dos símbolos coloniais da Serra do Lenheiro para sua percepção ambiental. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.187. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.187 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41514 |
Data de defesa: | 28-Fev-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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