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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41481
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O trote da escrita: O narrador-operador em Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago |
Título(s) alternativo(s): | El trote de la escritura: El narrador-operador en Mil rosas robadas, de Silviano Santiago |
Autor(es): | Gomes, Guilherme Augusto da Silva |
Primeiro orientador: | Camargo, Fábio Figueiredo |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Yvonélio Nery |
Segundo membro da banca: | Lopes, Luiz Carlos Gonçalves |
Terceiro membro da banca: | Soares, Leonardo Francisco |
Quarto membro da banca: | Costa, Daniel Padilha Pacheco da |
Resumo: | Esta tese analisa o romance Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago, de 2014, à luz da definição de um foco narrativo do “narrador-operador”, a partir da hipótese de que a voz autoral, em se tratando de obra de temática homoerótica, lida com o texto enquanto refração de várias camadas de si e refletindo a educação do texto, tornando-o legível pela sociedade heteronormativa. Para isso, discute as teorias literárias precedentes acerca dos elementos “autor” e “narrador”, além do levantamento da crítica literária acerca da autoficção e das autobiografias, para entender que a teoria é possível de ser aplicada a narradores intradiegéticos, narrando em primeira pessoa e em literatura de temática homoerótica. Em seguida, analisa-se a obra levantando os elementos que podem ser utilizados para controlar de maneira evidente como a obra será recebida por um público leitor, visando educar o texto e valendo-se da crítica literária produzida pelo próprio Silviano Santiago e outros autores que abordam sobre a memória, como Ricoeur (1994), Halbwachs (1990) e Gagnebin (2009). Por fim, realiza, em forma de ensaio, a discussão das intertextualidades contidas no romance de Santiago, identificando elementos extratextuais que permitem reconhecer a figura da voz autoral se camuflando por trás da existência desse narrador sem nome. A definição desse foco narrativo que “trota” visa entender a singularidade do romance em questão ao mesmo tempo que observa como há um ideal cristalizado para o que pode ou não ser considerado literatura ou editado por grandes companhias. |
Abstract: | Esta tesis analiza la novela Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago, publicada en 2014, a la luz de la definición de un foco narrativo del "narrador-operador", partiendo de la hipótesis de que la voz del autor, al tratar una obra de temática homoerótica, maneja el texto como una refracción de varias capas de sí mismo y refleja la educación del texto para hacerlo legible por la sociedad heteronormativa. Para ello, se discuten las teorías literarias previas sobre los elementos "autor" y "narrador", además de revisar la crítica literaria sobre la autoficción y las autobiografías para entender que la teoría es aplicable a narradores intradiegéticos que relatan en primera persona y en literatura de temática homoerótica. A continuación, se analiza la obra, identificando los elementos que pueden ser empleados para controlar de manera evidente cómo será recibida la obra por parte del público lector, con el objetivo de educar el texto y haciendo uso de la crítica literaria producida por el propio Silviano Santiago y otros autores que abordan la memoria, como Ricoeur (1994), Halbwachs (1990) y Gagnebin (2009). Finalmente, se lleva a cabo en forma de ensayo el análisis de las intertextualidades presentes en la novela de Santiago, identificando elementos extratextuales que permiten reconocer la voz del autor ocultándose detrás de la existencia de ese narrador sin nombre. La definición de este foco narrativo que "trota" tiene como objetivo comprender la singularidad de la novela en cuestión al mismo tiempo que observa cómo existe un ideal cristalizado sobre lo que puede o no considerarse literatura o ser editado por grandes editoriales. |
Palavras-chave: | Foco narrativo Narrador-operador Narrador Autor Silviano Santiago Literatura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Assunto: | Literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Referência: | GOMES, Guilherme Augusto da Silva. O trote da escrita: O narrador-operador em Mil rosas roubadas, de Silviano Santiago. 2024. 140 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.196. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.196 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41481 |
Data de defesa: | 28-Mar-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | TESE - Estudos Literários |
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