Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41447
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-4655-7253
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A relação professor-aluno na iniciação esportiva e suas influencias na afetividade em crianças
Autor: Eugênio, Matheus Henrique Ferreira
Primer orientador: Santos, Eduardo Henrique Rosa
Primer coorientador: Nunes, João Elias Dias
Primer miembro de la banca: Barros, Cristiano Lino Monteiro de
Segundo miembro de la banca: Nunes, João Elias Dias
Resumen: A presente pesquisa refere-se a uma revisão de escopo que reuniu e forneceu informações da literatura científica sobre a Iniciação Esportiva e a Afetividade em Crianças a partir da relação professor-aluno. O estudo teve como objetivo avaliar a relação professor-aluno na iniciação esportiva e a sua influência na afetividade em crianças. Como caminho metodológico realizamos uma busca das produções científicas através da ferramenta Google Acadêmico por meio dos descritores: afetividade, criança, iniciação esportiva e esporte e utilizamos uma técnica adaptada denominada por “bola de neve” afim de obtermos embasamento teórico para construção do trabalho. A partir da busca foram selecionados e analisados dois trabalhos. De uma maneira geral, os resultados encontrados forneceram indicativos que a relação professor-aluno na iniciação esportiva se consolidando de maneira positiva ou negativa resultam em interferências significativas na afetividade das crianças provocando consequências diretas na aprendizagem, formação integral e construção de futuras interações sociais. Concluímos que apesar dos poucos resultados encontrados que responderam a pergunta e direcionou esta pesquisa entende-se que o tema é pertinente. Portanto, faz-se necessário que mais trabalhos sejam realizados a fim de obtermos mais consistência no entendimento e na caracterização da influência da relação professor-aluno na afetividade em crianças no contexto da iniciação esportiva.
Abstract: The present research refers to a scoping review that gathered and provided information from the scientific literature on Sports Initiation and Affection in Children from the teacher-student relationship. The study aimed to evaluate the teacher-student relationship in sports initiation and its influence on children's affection. As a methodological approach, we conducted a search of scientific productions using the Google Scholar tool through the descriptors: affection, child, sports initiation, and sport, and used an adapted technique called 'snowball' to obtain theoretical grounding for the work. From the search, two works were selected and analyzed. In general, the results found provided indications that the teacher-student relationship in sports initiation, whether consolidating positively or negatively, results in significant interference in children's affection, causing direct consequences on learning, integral formation, and future social interactions. We conclude that despite the few results found that answered the question and directed this research, it is understood that the topic is relevant. Therefore, it is necessary for more work to be done to obtain more consistency in understanding and characterizing the influence of the teacher-student relationship on affection in children in the context of sports initiation.
Palabras clave: Afetividade
Criança
Iniciação esportiva
Affection
Child
Sports initiation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: EUGÊNIO, Matheus Henrique Ferreira. A relação professor-aluno na iniciação esportiva e suas influencias na afetividade em crianças. 2024. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41447
Fecha de defensa: 10-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RelaçãoProfessor-Aluno.pdfTCC253.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.