Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41443
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5773-4716
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026-03-25
Título: Desenvolvimento de um método para potencializar os estudos de programação competitiva no ensino médio e fundamental
Título(s) alternativo(s): Development of a method to enhance competitive programming studies in high school and elementary schools
Autor(es): Menezes, Giullia Rodrigues
Primeiro orientador: Pereira, João Henrique de Souza
Primeiro coorientador: Araújo, Rafael Dias
Primeiro membro da banca: Pereira, Fabíola Souza Fernandes
Segundo membro da banca: Borges, Vinicius Ruela Pereira
Resumo: Uma boa trilha de estudos, dedicação e apoio técnico ao longo de sua conclusão, são fatores importantes para bons resultados em competições de programação de computadores. Se dedicar aos estudos, é um ótimo caminho para melhorar o desempenho e conquistar premiações em competições. Explorando essas particularidades e fundamentado no perfil de medalhistas brasileiros nos campeonatos de programação da Sociedade Brasileira de Computação, essa pesquisa desenvolveu e aprimorou um método capaz de preparar estudantes para a programação competitiva. O aprimoramento do método de estudos foi feito em diversos ciclos de aplicação e métodos para validação e identificação de possíveis melhorias, tornando-o assim, cada vez melhor e mais adaptado a realidade e necessidades dos estudantes. Após suas aplicações, os estudantes que participaram do treinamento perceberam melhora do seu desempenho em competições e, isto, foi demonstrado nos resultados ao conquistarem premiações em competições de programação, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o Torneio Feminino de Computação (TFC) (atual Competição Feminina da OBI - CF-OBI), e a competição internacional da Olimpíada Iberoamericana de Informática (OII). Os resultados são expressivos quando comparados com os resultados dos anos anteriores. Foram 11 premiados no total; 5 na OBI 2023; 5 na CF-OBI 2023; e 1 na OII 2022, sendo este o melhor resultado da série histórica dos métodos experimentados anteriormente. As premiações são indicadores do bom desempenho dos estudantes do treinamento em competições de programação, o que reforça a efetividade do método desenvolvido, nesta pesquisa e o quanto este pode ser promissor, ao ser aplicado em maior escala.
Abstract: A good study track, dedication and technical support throughout its completion are important factors for good results in computer programming competitions. Dedicating yourself to your studies is a great way to improve your performance and win awards in competitions. Exploring these particularities and based on the profile of Brazilian medalists in the Brazilian Computing Society programming championships, this research developed and improved a method capable of preparing students for competitive programming. The improvement of the study method was carried out in several application cycles and methods for validating and identifying possible improvements, thus making it increasingly better and more adapted to the reality and needs of students. After their applications, the students who participated in the training noticed an improvement in their performance in competitions and this was demonstrated in the results when they won awards in programming competitions, such as the Brazilian Informatics Olympiad (OBI), the Women's Computing Tournament (TFC ) (current OBI Women's Competition - CF-OBI), and the international competition of the Iberoamerican Informatics Olympiad (OII). The results are significant when compared with the results of previous years. There were 11 winners in total; 5 in OBI 2023; 5 in CF-OBI 2023; and 1 in OII 2022, this being the best result in the historical series of previously tried methods. The awards are indicators of the good performance of training students in programming competitions, which reinforces the effectiveness of the method developed in this research and how promising it can be when applied on a larger scale.
Palavras-chave: Programação de Computadores
Olimpíadas
Competição
Educação
Computer Programming
Competition
Olympics
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
Assunto: Computação
Ipê
Solo - Uso - Planejamento
Solos - Poluição
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Referência: MENEZES, Giullia Rodrigues. Desenvolvimento de um método para potencializar os estudos de programação competitiva no ensino médio e fundamental. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.162
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.162
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41443
Data de defesa: 26-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesenvolvimentoMetodoPotencializar.pdf
  Até 2026-03-25
Dissertação4.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.