Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41443
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-5773-4716 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Embargado |
Embargo Date: | 2026-03-25 |
Title: | Desenvolvimento de um método para potencializar os estudos de programação competitiva no ensino médio e fundamental |
Alternate title (s): | Development of a method to enhance competitive programming studies in high school and elementary schools |
Author: | Menezes, Giullia Rodrigues |
First Advisor: | Pereira, João Henrique de Souza |
First coorientator: | Araújo, Rafael Dias |
First member of the Committee: | Pereira, Fabíola Souza Fernandes |
Second member of the Committee: | Borges, Vinicius Ruela Pereira |
Summary: | Uma boa trilha de estudos, dedicação e apoio técnico ao longo de sua conclusão, são fatores importantes para bons resultados em competições de programação de computadores. Se dedicar aos estudos, é um ótimo caminho para melhorar o desempenho e conquistar premiações em competições. Explorando essas particularidades e fundamentado no perfil de medalhistas brasileiros nos campeonatos de programação da Sociedade Brasileira de Computação, essa pesquisa desenvolveu e aprimorou um método capaz de preparar estudantes para a programação competitiva. O aprimoramento do método de estudos foi feito em diversos ciclos de aplicação e métodos para validação e identificação de possíveis melhorias, tornando-o assim, cada vez melhor e mais adaptado a realidade e necessidades dos estudantes. Após suas aplicações, os estudantes que participaram do treinamento perceberam melhora do seu desempenho em competições e, isto, foi demonstrado nos resultados ao conquistarem premiações em competições de programação, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o Torneio Feminino de Computação (TFC) (atual Competição Feminina da OBI - CF-OBI), e a competição internacional da Olimpíada Iberoamericana de Informática (OII). Os resultados são expressivos quando comparados com os resultados dos anos anteriores. Foram 11 premiados no total; 5 na OBI 2023; 5 na CF-OBI 2023; e 1 na OII 2022, sendo este o melhor resultado da série histórica dos métodos experimentados anteriormente. As premiações são indicadores do bom desempenho dos estudantes do treinamento em competições de programação, o que reforça a efetividade do método desenvolvido, nesta pesquisa e o quanto este pode ser promissor, ao ser aplicado em maior escala. |
Abstract: | A good study track, dedication and technical support throughout its completion are important factors for good results in computer programming competitions. Dedicating yourself to your studies is a great way to improve your performance and win awards in competitions. Exploring these particularities and based on the profile of Brazilian medalists in the Brazilian Computing Society programming championships, this research developed and improved a method capable of preparing students for competitive programming. The improvement of the study method was carried out in several application cycles and methods for validating and identifying possible improvements, thus making it increasingly better and more adapted to the reality and needs of students. After their applications, the students who participated in the training noticed an improvement in their performance in competitions and this was demonstrated in the results when they won awards in programming competitions, such as the Brazilian Informatics Olympiad (OBI), the Women's Computing Tournament (TFC ) (current OBI Women's Competition - CF-OBI), and the international competition of the Iberoamerican Informatics Olympiad (OII). The results are significant when compared with the results of previous years. There were 11 winners in total; 5 in OBI 2023; 5 in CF-OBI 2023; and 1 in OII 2022, this being the best result in the historical series of previously tried methods. The awards are indicators of the good performance of training students in programming competitions, which reinforces the effectiveness of the method developed in this research and how promising it can be when applied on a larger scale. |
Keywords: | Programação de Computadores Olimpíadas Competição Educação Computer Programming Competition Olympics Education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO |
Subject: | Computação Ipê Solo - Uso - Planejamento Solos - Poluição |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Quote: | MENEZES, Giullia Rodrigues. Desenvolvimento de um método para potencializar os estudos de programação competitiva no ensino médio e fundamental. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.162 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.162 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41443 |
Date of defense: | 26-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesenvolvimentoMetodoPotencializar.pdf Until 2026-03-25 | Dissertação | 4.38 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.