Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Breno Rafael da-
dc.date.accessioned2024-03-14T13:42:37Z-
dc.date.available2024-03-14T13:42:37Z-
dc.date.issued2024-01-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Breno Rafael da. Processos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBT. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390-
dc.description.abstractThis present dissertation, linked to the Research Line Knowledge and Educational Practices of the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) and to the Research Group Grupo de Pesquisa em Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), is the objectivation of a study focuses on problematizing how the school experiences of LGBT subjects who are undergraduates in the Federal University of Uberlandia at the age group of 18 to 29 years, can present factors which contributed to the elaboration of the suicidal process. From the qualitative approach were elaborated two instruments of research: A questionary to profile the participants and a semi structured interview. The gathered data were subjected to a discourse analysis at the Foucauldian perspective and the scientific literature which considers the sociocultural and educational aspects of suicide. We obtained in total answers of 31 young university students cishetero dissidents and conducted 7 interviews about the subject. The results were expressed in three categories which indicate: a) how school injuries, intersecting with markers of gender, sexuality, religion, body shape, capacity, race and social class produce effects to the cishetero dissident subjectivity; b) the narrow relation between the production of the abjection in school environments and the construction of a suicidal process; c) possibilities, through pedagogical actions and public policy, in their effects on schooling experiences in both school and university, of expanding the recognition of humanities. The data generated illuminated by the listed theorizations can contribute to the debate on suffering and issues related to sexual and gender diversity. Furthermore, it can enable education strategies to prevent suicide in young LGBT individualspt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProcessos de escolarizaçãopt_BR
dc.subjectProcesso suicidapt_BR
dc.subjectCis-Heterossexismopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSchooling processpt_BR
dc.subjectSuicidal processpt_BR
dc.subjectCishetero sexismpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.titleProcessos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBTpt_BR
dc.title.alternativeSchooling processes and their relation with suicide of young LGBTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.contributor.referee2Molina, Luana Pagano Peres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4702661126898507pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1503791302110915pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), é a objetivação de uma investigação cujo foco está em problematizar de que maneira as experiências escolares de sujeitos LGBT, estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia na faixa etária de 18 a 29 anos, podem apresentar fatores contribuintes para a elaboração do processo suicida. A partir da abordagem qualitativa foram elaborados dois instrumentos de pesquisa: um questionário para traçar o perfil dos/as participantes e uma entrevista semiestruturada. Os dados construídos foram submetidos à um exercício de análise do discurso na perspectiva foucaultiana e da literatura científica que considera os aspectos socioculturais e educacionais do suicídio. Obtivemos, ao todo, resposta de 31 jovens universitários/as cis-heterodissidentes e conduzimos 7 entrevistas sobre o assunto. Os resultados foram expresso por meio de três categorias que indicavam: a) como as injúrias escolares, interseccionalizadas por marcadores de gênero, sexualidade, religião, forma corporal, capacidade, raça e classe, produzem efeitos às subjetividades cis-heterodissidentes; b) a estreita relação entre a produção da abjeção em ambiente escolar e a construção de um processo suicida; c) possibilidades, por intermédio de ações pedagógicas e de políticas públicas, em seus efeitos nas experiências de escolarização na escola e na universidade, da ampliação do reconhecimento das humanidades. Os dados gerados sob a luz das teorizações elencadas podem auxiliar no debate sobre o sofrimento e as questões referentes às diferenças sexuais e de gênero, bem como possibilitar estratégias educacionais de prevenção do suicídio de jovens LGBT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624pt_BR
dc.orcid.putcode155479175-
dc.crossref.doibatchidb1520b59-4764-4806-a9bf-3734fa75ac83-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMinorias sexuaispt_BR
dc.subject.autorizadoUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.autorizadoJovens - Comportamento suicidapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessosEscolarizacaoRelacao.pdfDissertação3.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons