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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7668-4029 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Processos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBT |
Título (s) alternativo (s): | Schooling processes and their relation with suicide of young LGBT |
Autor: | Costa, Breno Rafael da |
Primer orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primer miembro de la banca: | Santos, Welson Barbosa |
Segundo miembro de la banca: | Molina, Luana Pagano Peres |
Resumen: | A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), é a objetivação de uma investigação cujo foco está em problematizar de que maneira as experiências escolares de sujeitos LGBT, estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia na faixa etária de 18 a 29 anos, podem apresentar fatores contribuintes para a elaboração do processo suicida. A partir da abordagem qualitativa foram elaborados dois instrumentos de pesquisa: um questionário para traçar o perfil dos/as participantes e uma entrevista semiestruturada. Os dados construídos foram submetidos à um exercício de análise do discurso na perspectiva foucaultiana e da literatura científica que considera os aspectos socioculturais e educacionais do suicídio. Obtivemos, ao todo, resposta de 31 jovens universitários/as cis-heterodissidentes e conduzimos 7 entrevistas sobre o assunto. Os resultados foram expresso por meio de três categorias que indicavam: a) como as injúrias escolares, interseccionalizadas por marcadores de gênero, sexualidade, religião, forma corporal, capacidade, raça e classe, produzem efeitos às subjetividades cis-heterodissidentes; b) a estreita relação entre a produção da abjeção em ambiente escolar e a construção de um processo suicida; c) possibilidades, por intermédio de ações pedagógicas e de políticas públicas, em seus efeitos nas experiências de escolarização na escola e na universidade, da ampliação do reconhecimento das humanidades. Os dados gerados sob a luz das teorizações elencadas podem auxiliar no debate sobre o sofrimento e as questões referentes às diferenças sexuais e de gênero, bem como possibilitar estratégias educacionais de prevenção do suicídio de jovens LGBT. |
Abstract: | This present dissertation, linked to the Research Line Knowledge and Educational Practices of the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) and to the Research Group Grupo de Pesquisa em Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), is the objectivation of a study focuses on problematizing how the school experiences of LGBT subjects who are undergraduates in the Federal University of Uberlandia at the age group of 18 to 29 years, can present factors which contributed to the elaboration of the suicidal process. From the qualitative approach were elaborated two instruments of research: A questionary to profile the participants and a semi structured interview. The gathered data were subjected to a discourse analysis at the Foucauldian perspective and the scientific literature which considers the sociocultural and educational aspects of suicide. We obtained in total answers of 31 young university students cishetero dissidents and conducted 7 interviews about the subject. The results were expressed in three categories which indicate: a) how school injuries, intersecting with markers of gender, sexuality, religion, body shape, capacity, race and social class produce effects to the cishetero dissident subjectivity; b) the narrow relation between the production of the abjection in school environments and the construction of a suicidal process; c) possibilities, through pedagogical actions and public policy, in their effects on schooling experiences in both school and university, of expanding the recognition of humanities. The data generated illuminated by the listed theorizations can contribute to the debate on suffering and issues related to sexual and gender diversity. Furthermore, it can enable education strategies to prevent suicide in young LGBT individuals |
Palabras clave: | Processos de escolarização Processo suicida Cis-Heterossexismo Escola Universidade Schooling process Suicidal process Cishetero sexism School University |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação Minorias sexuais Universidades e faculdades públicas Jovens - Comportamento suicida |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | COSTA, Breno Rafael da. Processos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBT. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390 |
Fecha de defensa: | 29-ene-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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