Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7668-4029
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Processos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBT
Título(s) alternativo(s): Schooling processes and their relation with suicide of young LGBT
Autor(es): Costa, Breno Rafael da
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Santos, Welson Barbosa
Segundo membro da banca: Molina, Luana Pagano Peres
Resumo: A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), é a objetivação de uma investigação cujo foco está em problematizar de que maneira as experiências escolares de sujeitos LGBT, estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia na faixa etária de 18 a 29 anos, podem apresentar fatores contribuintes para a elaboração do processo suicida. A partir da abordagem qualitativa foram elaborados dois instrumentos de pesquisa: um questionário para traçar o perfil dos/as participantes e uma entrevista semiestruturada. Os dados construídos foram submetidos à um exercício de análise do discurso na perspectiva foucaultiana e da literatura científica que considera os aspectos socioculturais e educacionais do suicídio. Obtivemos, ao todo, resposta de 31 jovens universitários/as cis-heterodissidentes e conduzimos 7 entrevistas sobre o assunto. Os resultados foram expresso por meio de três categorias que indicavam: a) como as injúrias escolares, interseccionalizadas por marcadores de gênero, sexualidade, religião, forma corporal, capacidade, raça e classe, produzem efeitos às subjetividades cis-heterodissidentes; b) a estreita relação entre a produção da abjeção em ambiente escolar e a construção de um processo suicida; c) possibilidades, por intermédio de ações pedagógicas e de políticas públicas, em seus efeitos nas experiências de escolarização na escola e na universidade, da ampliação do reconhecimento das humanidades. Os dados gerados sob a luz das teorizações elencadas podem auxiliar no debate sobre o sofrimento e as questões referentes às diferenças sexuais e de gênero, bem como possibilitar estratégias educacionais de prevenção do suicídio de jovens LGBT.
Abstract: This present dissertation, linked to the Research Line Knowledge and Educational Practices of the Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) and to the Research Group Grupo de Pesquisa em Educação, Sexualidades e Performatividades (GPESP), is the objectivation of a study focuses on problematizing how the school experiences of LGBT subjects who are undergraduates in the Federal University of Uberlandia at the age group of 18 to 29 years, can present factors which contributed to the elaboration of the suicidal process. From the qualitative approach were elaborated two instruments of research: A questionary to profile the participants and a semi structured interview. The gathered data were subjected to a discourse analysis at the Foucauldian perspective and the scientific literature which considers the sociocultural and educational aspects of suicide. We obtained in total answers of 31 young university students cishetero dissidents and conducted 7 interviews about the subject. The results were expressed in three categories which indicate: a) how school injuries, intersecting with markers of gender, sexuality, religion, body shape, capacity, race and social class produce effects to the cishetero dissident subjectivity; b) the narrow relation between the production of the abjection in school environments and the construction of a suicidal process; c) possibilities, through pedagogical actions and public policy, in their effects on schooling experiences in both school and university, of expanding the recognition of humanities. The data generated illuminated by the listed theorizations can contribute to the debate on suffering and issues related to sexual and gender diversity. Furthermore, it can enable education strategies to prevent suicide in young LGBT individuals
Palavras-chave: Processos de escolarização
Processo suicida
Cis-Heterossexismo
Escola
Universidade
Schooling process
Suicidal process
Cishetero sexism
School
University
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Minorias sexuais
Universidades e faculdades públicas
Jovens - Comportamento suicida
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COSTA, Breno Rafael da. Processos de escolarização e sua relação com o suicídio de jovens LGBT. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.624
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41390
Data de defesa: 29-Jan-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessosEscolarizacaoRelacao.pdfDissertação3.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons